domingo, 30 de agosto de 2009

Reflexão sobre o texto "O Menininho", de Helen Buckley

Toda vez que leio este texto me vem a mente a grande responsabilidade que nossa profissão traz consigo: a capacidade que temos de marcar a vida e o pensamento de nossos alunos, transformando sua postura, seu posicionamento frente a vida, a ponto de torná-lo um ser participativo e construtivo ou alguém sem iniciativa e autonomia.
Talvez muitos professores tolham seus alunos devido a sua própria insegurança de ensinar, talvez porque sempre foram ensinados assim e apenas reproduzem um modelo. É preciso reconstruir a cada dia nossa prática pedagógica, ter a coragem de enfrentar dificuldades e críticas, fazer sempre uma auto-avaliação e procurar progedir a cada dia. Na verdade ninguém tem uma fórmula pronta e tudo depende do professor, da turma, da escola e da comunidade em que está inserido. Mas tentar progredir é sempre melhor do que se engessar.
Refletir sobre nossa própria prática pedagógica sempre causa uma desacomodação e uma inquietação, mas penso que nos dias de hoje precisamos desta reflexão se não queremos perder mais espaço para tantas mídias e tecnologias. Além disto, nossos alunos merecem profissionais conscientes de seu papel para que não se repitam absurdos como na hstória do menininho.

Bem-vindos ao Segundo Semestre de 2009!! Bom trabalho a todos!!


" A grande beleza da vida está no fato de que o indivíduo deverá colher os resultados de sua própria experiência. O homem é livre mas responsável. Livre mesmo para colher a revolta ou a desobediência, mas obrigado a responder por ela. É justo que ao erro seja adequada sanção.

Cada qual semeia em seu terreno o que quiser e ninguém pode semear por nós.

A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória."

Autor Desconhecido


Desejo que neste semestre façamos todos escolhas boas e construtivas!!