quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

ATIVIDADES DE AÇÃO DE GRAÇAS

Para o Dia Nacional de Ação de Graças estudei duas músicas do Fábio Júnior com meus alunos: "Imagine" e "O Amor". Estudamos o significado da letra das duas e a segunda estudamos o ritmo com palmas e ensaiamos bem as duas. Fizemos corações, flores e estrelas com papel picado e colamos na ponta de palitos. Preparamos orações e mensagens para serem faladas e mensagens para serem entregues e fomos visitar três empresas do nosso bairro (TFL S/A, Sander S/A e Pen-Flex). Nelas cantamos e fizemos nossas orações com os palitinhos nas mãos, distribuimos mensagens para os trabalhadores. Nas duas últimas empresas fomos no meio das máquinas. Foi muito gratificante e muito emocionante compartilhar de um momento tão importante de agradecimento e reflexão. A seguir os alunos fizeram uma avaliação da atividade, da qual segue uma cópia.


quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

TRABALHANDO MÚSICA

A partir da atividade sugerida com música escutei com os alunos a música "BOAS FESTAS" (VALENTE, Assis). Estudamos a letra, interpretação e exploração gramatical. Debatemos sobre os sentimentos que a música provocou nos alunos e as razões do autor para escrevê-la. Li para eles o resumo da vida do autor que pesquisei na internet (http://www.mpbnet.com.br/musicos/assis.valente) e eles entenderam a mágoa contida na letra.
Fomos para o pátio, cantamos marcando o ritmo com palmas e dançamos o passo 1-2 para frente, 3-4 para trás. Depois eles quiseram inventar outro passo e até criaram coreografia.
Como o estudo desta música criou uma polêmica entre as crianças sobre a existência ou não do Papai Noel aproveitei e trabalhamos os símbolos natalinos e seus significados.
Para encerrarmos os trabalhos sobre a música cada aluno fez um mosaico com um símbolo natalino e fizemos um painel na áreada escola com o título "A TURMA 41 ESTUDA OS SÍMBOLOS NATALINOS A PARTIR DA MÚSICA "BOAS FESTAS" DE ASSIS VALENTE".
Ficou muito bonito e está sendo admirado na escola. Abaixo acrescento a foto deste painel:

CONTANDO HISTÓRIAS

Refletindo sobre todos os nossos estudos sobre contação de histórias e aproveitando a experiência da aula presencial contei a mesma história "Romeu e Julieta" (ROCHA, Ruth)para meus alunos.
Após contar a história separei a turma em dois grupos e cada um teve que fazer uma dramatização da mesma. Para esta tarefa dei 15 minutos. Após este tempo os grupos se apresentaram e o interessante é que agregaram elementos novos à história, modificando algumas falas. Foi bem interessante a interpretação que cada grupo fez do texto e a solução que encontraram para os problemas das cenas.
Depois de dramatizarem fizeram história em quadrinhos sobre o texto trabalhado.
Abaixo apresento uma foto da minha contação de histórias e uma história em quadrinhos feita por um aluno:






segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Trabalhando Jogos Dramáticos e Dramatização

Após estudar e refletir sobre os textos da interdisciplina de Teatro, refleti bastante sobre o texto "Formas de abordagem dramática na educação" (FUCHS, Maria Carolina Müller) e montei meu planejamento das aulas.
Dividi as atividades em dois dias: no primeiro dia fiz jogos dramáticos, como "Entrar na casa do Zé", "Meia, meia lua", "Estátua e Escultor", "Fotografa". No segundo dia estudei um pequeno texto com eles (onde, como, quem, quando) e depois fizemos uma história mimada(sem fala), repartindo a turma em dois grupos. Enquanto um era platéia o outro apresentava.
Continuo fazendo dinâmicas de integração, principalmente as que favorecem o "toque".
À partir destas atividades pude constatar que elas realmente possibilitam ao aluno maior desenvoltura na solução de problemas, na formulação de hipóteses, ajudando no raciocínio lógico, na criatividade e até na elaboração de textos, uma vez que a expressão oral e corporal desenvolve também todas estas áreas.
Anexei abaixo as avaliações feitas por duas alunas sobre estas atividades:



Uma aprendizagem muito importante para mim foi que aprendi com este trabalho de Teatro a inserir figuras e fotos nos meus trabalhos SOZINHA. Empolguei-me tanto que meu trabalho ficou muito pesado. Só coube no Rooda depois que tirei algumas fotos.

Aqui no Blog ainda tenho dificuldade e não consigo postar imagens sozinha, mas já estou aprendendo.