segunda-feira, 16 de junho de 2008






TRABALHANDO O PERTENCIMENTO HISTÓRICO
Conforme estudamos em "Estudos Sociais - Teoria e Prática" (ANTUNES, Aracy do Rego; MENANDRO, Heloísa Fesh; PAGANELLI, Tomoko Iyda), aprendi que o preconceito racial e cultural sempre andam de mãos dadas e que as diferenças culturais são sempre decorrentes de determinantes históricos e não fatores étnicos ou raciais. Por tudo isto, cabe à professora manter uma postura neutra para deixar o aluno à vontade para expor sua origem
Pensando em todas estas reflexões decidi fazer um trabalho com meus alunos de resgate de suas raízes, visto que alguns nem sabiam sua origem e outros tinham vergonha de apontá-la.

Fizemos um trabalho de pesquisa nas famílias sobre a, ou as, origem de cada aluno. Depois dividi a turma conforme os grupos éticos de suas origens: índio, espanhóis, africanos, portugueses, alemães, italianos e poloneses. Cada grupo deveria pesquisar nos livros que forneci ou em outros lugares dados sobre a vinda destes grupos para o Brasil, sua origem, influências na nossa cultura atual. Depois fizeram cartazes com os dados de cada etnia e colocaram o nome de todos os colegas da turma que pertenciam àquela origem para fazermos um painel.
Paralelo a esta pesquisa deveriam coletar objetos e fotos pertencentes a sua família. No dia marcado trouxeram estes pertences, apresentaram um a um para a turma, contando sua história. Apresentaram também o trabalho em grupos que foi feito na aula.
Depois de tudo apresentado na própria sala de aula fizemos uma exposição no pátio da escola, que todas as turmas e funcionários da escola visitaram. O trabalho foi muito elogiado por todos e os alunos descobriram sua origem e sentiram-se orgulhosos dela.



















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