quinta-feira, 11 de junho de 2009

Reflexões sobre o texto "sobre a pedagogia" de Immanuel Kant
Considerei o texto de Kant muito rico porque fala de um assunto muito discutido nas escolas: a necessidade de disciplina, limites e educação, reforçando o que tanto "martelamos" nas escolas: a educação começa em casa, pelo exemplo dos pais, pelas orientações e limites que dão aos seus filhos. A disciplina, que muitos acham ser uma coisa de antigamente, é que vai tornar o ser humano menos animal, aprendendo a seguir regras e a sentir a força da lei. Não que devemos tornar a família e a escola um campo de concentração, onde as crianças sejam bonequinhos manipuláveis, sem senso crítico ou voz ativa, mas educá-las para respeitar regras, o direito do outro e o bem comum.
Relatei numa reunião de professores o que Kant diz que o ser humano é a única criatura que precisa ser educada, entendendo-se por isto o cuidado de sua infãncia, a disciplina e a instrução. Foi tão proveitoso o debate sobre o que li que vamos usar o texto na reunião de pais, que cada vez mais fogem de suas responsabilidades e depositam a educação de seus filhos totalmente na escola. A carga fica muito pesada para as professoras que tem que dar conta de ensinar regras básicas de conduta e convivência para as crianças que vem totalmente sem limites. Os pais, assim como as professoras, não devem ter medo de usar sua autoridade para tornarem nossas crianças seres sociáveis, capazes de conviverem pacificamente com seus semelhantes, respeitando as diferenças e os direitos dos demais.

Um comentário:

Gláucia Henge disse...

Olá Leila! Você comenta que muitos vêem a disciplina como algo de antigamente. Será que essas pessoas não estão confundindo autoritarismo com disciplina?