domingo, 4 de julho de 2010

A Apropriação de Textos Lidos

Acredito que é necessário proporcionar aos alunos o contato com diferentes formas de textos, assim como de diferentes formas de interpretação, para que consiga despertar o gosto pela leitura, a atenção no sentido do que lê e a capacidade de interpretar e de escrever seus próprios textos.
Baseada nestas prerrogativas e aproveitando que nossa escola compra o livrinho Ler é Saber com um exemplar para cada aluno resolvi utilizar o livrinho Ler é Saber/2010, nº 1, ano VII – CULTURA AFRICANA, do Projeto LER É SABER do Grupo Editorial Sinos/FEEVALE/FACCAT. Ele faz a introdução falando sobre a copa e em conhecer um pouco da cultura africana.
Dividi a turma em cinco grupos, dei um texto para cada grupo com a incumbência de fazerem uma hora do conto com cada texto. Poderiam usar a técnica que desejassem: teatro, varal didático, fantoches, marionetes. Dei quatro dias de prazo para organizarem e treinarem sua apresentação da hora do conto. O resultado ficou bem interessante, não foi uma tarefa cansativa como simples leitura e todos os alunos tomaram conhecimento de todas as histórias.
Como aprendemos na disciplina de Linguagem e Educação: "São as diferentes formas de oralidade, leitura e escrita que se agregam ou substituem as anteriores, possibilitando outras aprendizagens, outros tipos de produção e recepção de conhecimentos; entretanto não cremos que os textos de papel e as conversas presenciais irão desaparecer..." (ZEN, TRINDADE,2002)
Cabe a nós, professoras, possibilitar ao aluno a intimidade com as diferentes formas de leitura, escrita e oralidade, desenvolvendo sua capacidade de comunicação e seu gosto pela leitura.
Abaixo coloco fotos das horas do conto dos alunos:


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