domingo, 12 de setembro de 2010


Reflexões do 1º Semestre do PEAD – 2006/2

Ao iniciarmos o curso de Pedagogia na UFRGS, modalidade à distância, meus conhecimentos sobre informática eram praticamente nulos. Minha habilidade digital se limitava a ligar e desligar o computador e digitar meu planejamento escolar. Meu e-mail, criado por meus filhos, vivia expirando por falta de acesso, pois eu não sabia entrar sozinha na internet. Neste contexto, começar um curso à distância aos 44 anos de idade era muito mais que um desafio, era encarar uma nova etapa na vida, com muitos obstáculos, mas principalmente muita aprendizagem.
No primeiro semestre do curso tudo era novidade e dificuldade, então tivemos logo nas primeiras aulas, que criar um e-mail para nos comunicarmos e um blog (que eu nem sabia que existia) para postar nossas aprendizagens. Hoje revisando meu caderno do 1º semestre tive que rir com minhas observações de como entrar nos ambientes e trabalhar no computador. Neste caderno há uma observação bem grande: "ESTOU NO PORTAL DO ALUNO, TROQUEI MINHA SENHA” (29/08/06), como uma grande conquista.
Logo começaram os desafios virtuais, tanto na disciplina do Seminário Integrador, como nas TICs, como na disciplina Escola, Cultura e Sociedade e na disciplina Escola, Currículo e PPP: postar trabalhos no ROODA, nos blogs, comentar trabalhos de colegas, criar uma página no wiki sobre nossa escola, participar de fórum, de bate-papo, comentar blogs de outros pólos, participar de trilhas, produzir imagens, fazer Power Point para apresentação, aprender a apresentá-lo e tantas outras atividades que foram aos poucos nos inserindo neste mundo da informática e das tecnologias na educação. Comprei um pen drive, que também não conhecia e ganhei uma máquina fotógráfica digitalizada para poder aprimorar meu trabalho, tudo uma novidade imensa, mexer com tantas coisas novas ao mesmo tempo!
Considero que esta foi a maior das aprendizagens do primeiro semestre, a inclusão digital que aprimorou minha vida de estudante, mas que também melhorou muito a qualidade do meu trabalho como professora e me fez crescer no plano pessoal, pois incentivou e alargou minhas relações pessoais. Sem dúvida, foi um grande passo para conseguir a rápida evolução globalizada em que a sociedade se encontra, e que ainda estou construindo.
Além disso, refletimos muito sobre nossa escola, nossa condição como professoras, a escola que queremos e as condições que devemos dar aos alunos para questionarem e transformarem sua realidade. Acredito que todos estes estudos começaram a grande mudança na nossa maneira de pensar e no nosso fazer pedagógico. Olhando para trás, vejo que aprimorei muitas certezas de minha prática pedagógica, mas também construí muitas certezas novas ao longo destes quatro anos de curso.

Um comentário:

Marga disse...

Leila! apesar de acompanhar tua formação apenas a um ano, fico super contente em testemunhar tua satisfação mediante a tantas aprendizagens....e mais ainda agradecida pelo que aprendi no pouco tempo de contato contigo. Enfrentar desafios e superar dificuldades..a tua experiência, organização e disciplina te permitiram chegar a esse ponto. Muitas aprendizagens virão e tua força e capacidade de lidar com o inesperado ainda te trarão muitas surpresas boas e realizações! O TCC é apenas o registro de uma parcela pequena ddo que vem por aí! Sucesso querida, abraços somáticos de muita energia boa para gastar nessa etapa!