segunda-feira, 19 de julho de 2010

Bons Amigos
Machado de Assis

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros de real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho.
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

Um grande abraço a todos os meus amigos e amigas, que me dão força e me aceitam com minhas qualidades e defeitos!!
Feliz Dia do Amigo a todos!!

domingo, 4 de julho de 2010

A Apropriação de Textos Lidos

Acredito que é necessário proporcionar aos alunos o contato com diferentes formas de textos, assim como de diferentes formas de interpretação, para que consiga despertar o gosto pela leitura, a atenção no sentido do que lê e a capacidade de interpretar e de escrever seus próprios textos.
Baseada nestas prerrogativas e aproveitando que nossa escola compra o livrinho Ler é Saber com um exemplar para cada aluno resolvi utilizar o livrinho Ler é Saber/2010, nº 1, ano VII – CULTURA AFRICANA, do Projeto LER É SABER do Grupo Editorial Sinos/FEEVALE/FACCAT. Ele faz a introdução falando sobre a copa e em conhecer um pouco da cultura africana.
Dividi a turma em cinco grupos, dei um texto para cada grupo com a incumbência de fazerem uma hora do conto com cada texto. Poderiam usar a técnica que desejassem: teatro, varal didático, fantoches, marionetes. Dei quatro dias de prazo para organizarem e treinarem sua apresentação da hora do conto. O resultado ficou bem interessante, não foi uma tarefa cansativa como simples leitura e todos os alunos tomaram conhecimento de todas as histórias.
Como aprendemos na disciplina de Linguagem e Educação: "São as diferentes formas de oralidade, leitura e escrita que se agregam ou substituem as anteriores, possibilitando outras aprendizagens, outros tipos de produção e recepção de conhecimentos; entretanto não cremos que os textos de papel e as conversas presenciais irão desaparecer..." (ZEN, TRINDADE,2002)
Cabe a nós, professoras, possibilitar ao aluno a intimidade com as diferentes formas de leitura, escrita e oralidade, desenvolvendo sua capacidade de comunicação e seu gosto pela leitura.
Abaixo coloco fotos das horas do conto dos alunos: