quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Contando Histórias

À partir do texto "NA HORA DE CONTAR (SISTO, Celso) pude rever minha prática de contar histórias, ver o que é recomendável e o que não é, como tornar a contação de histórias algo divertido e interessante. Apesar de sabermos de tudo isto, às vezes é preciso uma retomada para termos um novo vigor.
Partindo daí, resolvi que meus alunos também poderiam contar histórias. Dividi a turma em 7 grupos e dei uma lenda brasileira para cada grupo, com a tarefa que deveriam contá-la para os colegas. Disse que poderiam simplesmente contá-la ou usar algum recurso. Caso fizessem teatro ou alguma apresentação, primeiro deveriam explicar a lenda, do que fala.
Foi uma surpresa muito interessante: depois de uma semana de planejamento cada grupo apresentou sua lenda. Três grupos fizeram teatro, um usou TV Didática construída por eles, dois fizeram fantoches e um foi contando com bonequinhos desenhados por eles fixados no quadro. Ficou bem diversificado e muito interessante e depois fizemos uma avaliação oral e , baseada no texto acima, coloquei algumas coisas que eles fizeram muito bem e outras que deveriam evitar fazer. Como eu tinha convidado a diretora da escola para assistir, ela se empolgou e pediu que eles apresentassem para todo o turno da manhã. Todos ficaram muito empolgados, o mais importante foi que todos se envolveram para contar sua história.

Nenhum comentário: