sábado, 23 de maio de 2009

Reflexão sobre o ensaio do filósofo alemão Theodor Adorno "Educação Após Auschiwitz"

Refletindo sobre o texto podemos verificar a análise do autor sobre o perigo do genocídio da 2ª guerra se repetir.A principal solução encontrada pelo autor para evitar esta repetição seria a autonomia, a força para a reflexão, para a auto-determinação, para a não participação cega e inquestionável, que não permite que o ser humano seja manipulado e subjugado. É contrapor-se a qualquer supremacia coletiva cega e aumentar a resistência contra ela.
Sendo assim, fortalecer a educação na primeira infância, depois o esclarecimento geral, criando um clima espiritual, cultural e social que não dê margem a uma repetição, tornando conscientes os motivos que levaram ao horror.
Em minha opinião a solução encontrada é corretíssima, pois quando os indivíduos tomarem conhecimento de sua autonomia e a souberem utilizar, não permitindo a intimidação, a manipulação e o autoritarismo, saberão combater a barbárie e o extermínio de seus semelhantes.
Por isto penso ser tão pertinente sua colocação sobre a educação na primeira infância. Se ensinarmos nossas crianças a não aceitarem tudo que se apresenta, a questionarem o motivo das coisas, a exigirem seus direitos e a cumprirem seus deveres, estaremos contribuindo na formação de cidadãos capazes de distinguir o certo do errado e não permitirem a manipulação e o autoritarismo. Também concordo com a solução da criação de um clima espiritual e social que não dê margem à repetição de atrocidades. Quando o ser humano busca sua essência no transcendente e no outro consegue vislumbrar que não é feliz sozinho, que precisa do outro e do sagrado para complementar sua existência.

2 comentários:

Gláucia Henge disse...

Olá Leila!
Parabéns pela reflexão acerca do texto de Adorno... a questão que fica é: como fazermos dessas proposições uma prática (verdadeiramente realizada) em nosso cotidiano em sala de aula? E enquanto instituição?

Abraços.

Geny disse...

Querida aluna Leila Maria Wasum!
A partir de hoje vou fazer parte dos comentários no seu portfólio.
Achei interessantes os seus registros são pertinentes, apresentam clareza, objetividade e praticidade na aplicabilidade com seus alunos, com reflexões questionadoras. Concordo e destaco uma das suas colocações:
“Se ensinarmos nossas crianças a não aceitarem tudo que se apresenta, a questionarem o motivo das coisas, a exigirem seus direitos e a cumprirem seus deveres, estaremos contribuindo na formação de cidadãos capazes de distinguir o certo do errado e não permitirem a manipulação e o autoritarismo.”
Meus parabéns!
Obrigada por suas postagens!
Um Abr@ço Virtual,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS