domingo, 20 de junho de 2010

A apropriação da Palavra

Esta atividade começou com a interpretação de um jogo de louças de um encarte de supermercado, suas características linguísticas e propriedades indispensáveis deste tipo de texto, condições de pagamento e vantagens da compra. O objetivo é que os alunos se apropriem de diversos tipos de texto e que percebam que até num encarte de supermercado há pequenos textos que precisam ser reconhecidos com suas características próprias e interpretados pelos possíveis compradores. Como dizia Paulo Freire, é preciso que possibilitemos aos nossos alunos lerem o mundo que os cerca, para depois apropriarem-se da palavra. A partir disto propus que cada aluno criasse um produto que ainda não existe e fizesse um anúncio do produto com as características próprias.
Começamos a segunda-feira com cada aluno apresentando o produto que criou e seu anúncio. Criaram coisas interessantes e divertidas como cremes milagrosos, carros voadores, um sapato de nenê com asas, eletrodomésticos que fazem tudo, e até uma máquina do tempo. Os anúncios estavam razoáveis, poucos com todos os itens que eu pedi, mas o importante, em minha opinião, é que os alunos possam se apropriar deste tipo de texto, seu contexto e suas características. Foi bastante interessante vê-los exercitar a criatividade e imaginação junto com a produção textual.
Depois fizemos uma exposição no pátio da escola, para as outras turmas verem o trabalho. Fiz uma auto avaliação com eles depois que fizeram a exposição, eles disseram:
- Foi muito interessante esta atividade porque cada um achou seu jeito de construir o produto.
- Foi importante porque tivemos que usar a imaginação e criatividade na criação do produto e do anúncio.
- Foi legal porque foi como trabalhar numa loja por um dia.
- É muito legal podermos mostrar aos outros o que fazemos e aprendemos.
Refletindo sobre estas atividades e confrontando-as com as teorias busco subsídios em Comênio que diz que o aluno deve aprender a partir de suas próprias experiências, experimentando na prática o objeto de estudo. Nestas atividades, o aluno não só aprende a construção textual, a leitura, mas pratica em algo real, do seu dia a dia. Assim também Kant nos diz que não adianta só transmitir conhecimentos, mas antes de tudo ensinar as crianças a pensarem. Estas tarefas têm por maior objetivo fazer com que os alunos pensem, reflitam sobre possibilidades, assumam posturas, tenham que planejar, criar, executar. Não é uma mera transmissão de conhecimentos, mas uma tentativa de construirmos saberes juntos.
Abaixo coloco imagens da aividade:
a) o anúncio estudado:


b)algumas apresentações das criações dos alunos:
G. criou um sapato de bebê com asas para facilitar a locomoção dos mesmos:G. criou uma máquina de viajar no tempo: B. criou um creme ante bixo de pé:


c)a exposição no pátio da escola:

Um comentário:

Marga disse...

Que doçura partilhar de momentos tão ricos e prazeirozos. Tua criatividade e empenho renderam bons frutos e certamente serão úteis para semear novas "colheitas". Parabéns pelo trabalho e sucesso na tua docência!abraços!