sábado, 19 de abril de 2008

Plano Individual de Estudos

Leila Maria Linck Wasum
Pólo de São Leopoldo
Atividade 2 – Seminário Integrador IV


Objetivo Geral:

Que eu seja capaz de realizar estudos complementares na área de Educação Ambiental que me proporcionem maiores conhecimentos para ampliar minha atuação junto aos meus alunos de 4ª série, nesta área.


Objetivos específicos:
a) Realizar leituras em livros, panfletos e periódicos que me dêem subsídios teóricos para aplicação com alunos;
b) Pesquisar em sites específicos, documentários e filmes, de maneira a proporcionar material áudio-visual;
c) Aplicar teorias apreendidas neste estudo com minha turma de 4ª série em atividades concretas de preservação do meio ambiente e consciência ecológica.


Recursos:
1) Livros: O VERDE NA ESCOLA – Uma Abordagem Prática de Educação Ambiental (HARTANN, Ângela Maria; ZELTZER, Flora; MORAES, Denise Maria; SILVA, Iara Chiappa da; AVELINE, Carlos Cardoso), publicação da UPAN de São Leopoldo.
TERRA QUE TE QUERO VERDE – Ecologia em Ação (NORONHA, Andréa de).
2) Revista periódica CIÊNCIA HOJE – das crianças –revista de divulgação científica que minha escola recebe.
3) Panfletos, livrinhos e encartes de divulgação distribuídos por FEPAN, UPAN, SEMMAN, CORSAN, COMITESINOS e outras entidades ambientais.
4) Reportagens de jornais e revistas sobre ecologia.
5) Vídeos, filmes e slides sobre ecologia e planeta Terra.
6) Livro didático de Ciências da 4ª série.

Estratégias:
1) Pesquisa, leitura individual e planejamento das atividades, feitos por mim;
2) Leitura de textos, exploração de reportagens, vídeos e filmes sobre ecologia com os alunos;
3) Caminhada pelas ruas próximas à escola para constatarmos as condições ambientais e a existência ou não de saneamento básico;
4) Visita à ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) de São Leopoldo para verificarmos tratamento e destino do esgoto tratado;
5) Implementação da Patrulha Ambiental (dois alunos da turma por dia orientam os menores a colocarem o lixo nas lixeiras e preservarem o meio ambiente durante o recreio);
6) Trabalhos em grupo para discussão do tema;
7) Passeio no Barco Martim Pescador para verificarmos as condições do Rio dos Sinos e fecharmos este ciclo de estudos;

Tempo de Duração:

Maio e junho de 2008.

Avaliação:

Meu plano de estudos individual será válido se:
a) Eu realizar os estudos propostos para mim e souber aplicá-los com meus alunos;
b) Utilizar o material áudio-visual arrecadado com minha turma;
c) Realizar as atividades propostas nas estratégias.

Evidências de Minhas Aprendizagens:

Mostrarei as evidências de minhas aprendizagens através das postagens no meu portfólio de aprendizagens, minhas conclusões e experiências ao executar este plano de estudos.

Nenhum comentário: