quinta-feira, 3 de abril de 2008

Reflexão do Seminário Integrador

REFLEXÃO SOBRE MINHA APRESENTAÇÃO FINAL DE 2007
No início a apresentação final me angustiou muito, pois a insegurança do que e como fazer era muito forte. Aos poucos fui refletindo sobre o meu trabalho durante o semestre, os conhecimentos que adquiri e que apliquei com minha turma e constatei que havia muito a apresentar.
Baseando-me nas minhas postagens no portfólio procurei montar uma apresentação que contemplasse o que aprendi de mais significativo em cada disciplina, aquilo que realmente transformou minha postura ou que veio reforçar certezas já existentes. Montei um slide para cada disciplina, enfocando o ponto principal de cada aprendizagem/descoberta.
No dia da apresentação todas nós ficamos muito nervosas, apesar dos anos de experiências.Trocar idéias com nossas colegas e professoras, expor nosso trabalho e nossa turma sempre causam certa insegurança. O medo da crítica e do erro é algo inerente a todo ser humano e aparece muito forte nestes momentos. Além disso, o uso da tecnologia em público ainda me deixa nervosa.
Outro fator que contribui para minha insegurança foi que nenhuma de minhas postagens de atividades no portfólio de aprendizagens foi comentada pelas tutoras ou pelo professor. Apenas no início de minhas postagens houve uma crítica por elas estarem demorando. Quando coloquei várias coisas ninguém mais comentou, certamente também não olhou. Muita foi minha admiração quando a professora e a tutora que avaliaram minha apresentação final tinham conhecimento do conteúdo de minhas postagens.
Assim como acontece com nossos alunos, é muito frustante quando nos pedem uma determinada tarefa e ninguém olha ou comenta, pois não sabemos se está certa, se nosso esforço foi ou não levado em consideração.
Para finalizar, penso que o mais interessante de nossa apresentação foi constatar que cada uma de nós procura suas próprias soluções e encontra maneiras diferentes, tanto para trabalhar os conteúdos, como para fazer sua apresentação, todas válidas e ricas.

Um comentário:

Maxi disse...

Olá Leila!

Primeiramente parabéns pelo registro referente à ATIVIDADE 1. Não posso deixar de concordar contigo, que o mínimo, que o professor que solicita uma atividade deve fazer, é lê-la e dar ao aluno um feedback! Lamento que isso não tenha sido plenamente atendido no semestre anterior.

Este semestre, fui designada à colaborar junto ao Seminario Integrador 4, e assim, estarei acompanhando teu portfólio de aprendizagens pelo menos 2 vezes por mês, comentando as atividades solicitadas pelo SI. Por exemplo: a ATIVIDADE 2 (referente ao plano de estudos individual) fui orientada pelos profs. Cintia e Leonardo a NÃO COMENTAR nada. Mas com relação à ATIVIDADE 1, pediram que eu acompanhasse e aqui estou.. :)

Querida, gostaria, neste sentido, de te perguntar algumas questões bastante pontuais, mas quero que te sintas à vontade para escolher quais gostarias de responder num futuro post ok. Não será necessário responder todas.

1ª) Que aspectos te foram mais significativos durante a tua apresentação de tuas aprendizagens ?

2ª) Quais questões te tomaram mais tempo durante o planejamento desta apresnetação?

3ª) Que questões ou trocas enriqueceram o teu trabalho, durante a apresentação ou mesmo depois dela?

Um grande abraço, da colega

Maximira Carlota
SI 4 - PEAD-FACED UFRGS

solicitada pelos profs. Cintia e Leonardo que acompanhasse os