terça-feira, 22 de abril de 2008

RESPOSTA À MAXIMIRA SOBRE ASPECTOS DO MEU RELATO DA APRESENTAÇÃO FINAL DE 2007:

Quanto às perguntas deixadas no comentário do meu relato da apresentação final, seguem as respostas:

1ª) O aspecto mais significativo de minha apresentação foi relatar minhas principais descobertas do semestre, através dos trabalhos realizados com meus alunos. Sempre é gratificante descobrirmos que mesmo com tantos anos de serviço ainda temos o que aprender e o que melhorar em nossa prática diária.

2ª) A questão que me tomou mais tempo foi, sem dúvida, decidir o que apresentar, o que foi realmente significativo e sintetizar isso tudo em poucas palavras.
Em segundo lugar e creio que o mais trabalhoso, foi montar a apresentação, colocar fotos e textos nos slides. Enfim, lidar satisfatoriamente com a tecnologia.

3ª) O que mais me enriqueceu foi constatar que as minhas angústias e dúvidas também estão presentes nas aprendizagens/trabalhos das minhas colegas.
Também é importante a troca de sugestões, constatar as diferentes maneiras de aplicar as teorias, solucionar os conflitos e buscar soluções. Até mesmo nas diferentes maneiras de apresentação encontramos sugestões. Constatamos que nosso trabalho está no caminho certo e que nossas inseguranças fazem parte do processo de aprendizagem.

Um comentário:

Maxi disse...

Querida Leila

ao ler o teu comentário e outros sobre a "apresentação dos portfolios" (a partir de uma solicitação dos professores do SI), percebo que o que buscamos, na verdade, é uma maior tranquilidade e paz de espírito. Todos os comentários lidos até aqui fazem referência à importância de terem constatado que..

"as angústias e dúvidas também estão presentes nas aprendizagens/trabalhos das (demais)colegas".

Ao constatarem isso todos sentiram-se mais aliviados ou menos inseguros. E eu, particularmente, fico muito feliz, pois não queremos ver ninguém angustiado..

É preciso que consideremos, no entanto, que não há aprendizagem sem este aspecto: a novidade

Como encarar de uma maneira mis tranquila a "novidade" sem deixa-la nos angustiar tanto!?

Pensamos que uma das maneiras seria justamente esta - a das trocas de experiencias - que mencionas no teu registro:

"Também é importante a troca de sugestões, constatar as diferentes maneiras de aplicar as teorias, solucionar os conflitos e buscar soluções".

Continuemos a caminhada.. :) Um beijo e uma semana de muita paz e tranquilidade pra ti querida. Deverei estar visitando teu Portfolio novamente daqui há 2 semanas, mas qq novidade.. manda um email! :)

Com carinho,
Maximira Carlota