terça-feira, 29 de abril de 2008

SAÍDA DE CAMPO - VISITA A POA
Estudamos a história da capital na Semana de Porto Alegre, sua fundação, pontos turísticos e principais aspectos. Depois ficamos um mês arrecadando dinheiro para fazer uma visita à Capital.
No último dia 24 fomos a Porto Alegre, visitamos o Gasômetro, Morro de Santa tereza, Olímpico, Beira Rio, Praça da Matriz, Memorial da Justiça, no Palácio da Justiça. Passamos por parques, pela rodoviária e aeroporto.
Depois os alunos fizeram trabalho em grupo sobre a visita e a diretora pediu que eles fossem em todas as turmas contarem o que viram.´
São estes momentos que nos mostram o quanto é importante fazer com que as crianças vejam ao vivo o objeto de estudos, que eles possam visualizar e vivenciar o foco do trabalho em sala de aula. Eu também aprendi muito, pois não conhecia o Memorial da Justiça, a história deste segmento tão importante, que às vezes passamos muito rapidamente ao trabalhar os três poderes.
Abaixo coloco uma foto dos meus alunos na frente do Teatro São Pedro com a Praça da Matriz ao fundo:


terça-feira, 22 de abril de 2008






VISITA AO MUSEU DO ÍNDIO NA UNISINOS
Na terça-feira da semana passada, dia 15 de abril, fui com meus alunos no Museu do Índio da UNISINOS, aqui na antiga sede. É uma visita muito enriquecedora, bem de acordo com o conteúdo de 4ª série.
A visita é dividida em duas partes: primeiro é a parte dos índios que habitavam o RS antes da chegada do europeus, os mapas de localização, os tipos de moradias, as atividades de subsistência, utencílios e armas que eles fabricavam. Há também fósseis e ossadas de animais junto com as respectivas figuras de cada um, assim como esqueletos humanos enterrados e outros cremados. Há também uma maquete explicativa sobre os sambaquis e sua formação.
Na segunda parte da visita entramos numa pequena capela católica, toda com relíquias vindas das missões, feitas pelos índios que habitavam nelas. Aí recebemos uma ampla explicação sobre as missões, sua distribuição social, afazeres dos índios, ritos religiosos, enfim, como era a vida dos índios e dos religiosos.
Sem dúvida, foi uma visita muito instrutiva em muitos aspectos. Depois de retornarmos à escola e discutirmos a visita, fizemos um painel sobre os primeiros habitantes da nossa terra e as missões jesuíticas.










RESPOSTA À MAXIMIRA SOBRE ASPECTOS DO MEU RELATO DA APRESENTAÇÃO FINAL DE 2007:

Quanto às perguntas deixadas no comentário do meu relato da apresentação final, seguem as respostas:

1ª) O aspecto mais significativo de minha apresentação foi relatar minhas principais descobertas do semestre, através dos trabalhos realizados com meus alunos. Sempre é gratificante descobrirmos que mesmo com tantos anos de serviço ainda temos o que aprender e o que melhorar em nossa prática diária.

2ª) A questão que me tomou mais tempo foi, sem dúvida, decidir o que apresentar, o que foi realmente significativo e sintetizar isso tudo em poucas palavras.
Em segundo lugar e creio que o mais trabalhoso, foi montar a apresentação, colocar fotos e textos nos slides. Enfim, lidar satisfatoriamente com a tecnologia.

3ª) O que mais me enriqueceu foi constatar que as minhas angústias e dúvidas também estão presentes nas aprendizagens/trabalhos das minhas colegas.
Também é importante a troca de sugestões, constatar as diferentes maneiras de aplicar as teorias, solucionar os conflitos e buscar soluções. Até mesmo nas diferentes maneiras de apresentação encontramos sugestões. Constatamos que nosso trabalho está no caminho certo e que nossas inseguranças fazem parte do processo de aprendizagem.

sábado, 19 de abril de 2008

Plano Individual de Estudos

Leila Maria Linck Wasum
Pólo de São Leopoldo
Atividade 2 – Seminário Integrador IV


Objetivo Geral:

Que eu seja capaz de realizar estudos complementares na área de Educação Ambiental que me proporcionem maiores conhecimentos para ampliar minha atuação junto aos meus alunos de 4ª série, nesta área.


Objetivos específicos:
a) Realizar leituras em livros, panfletos e periódicos que me dêem subsídios teóricos para aplicação com alunos;
b) Pesquisar em sites específicos, documentários e filmes, de maneira a proporcionar material áudio-visual;
c) Aplicar teorias apreendidas neste estudo com minha turma de 4ª série em atividades concretas de preservação do meio ambiente e consciência ecológica.


Recursos:
1) Livros: O VERDE NA ESCOLA – Uma Abordagem Prática de Educação Ambiental (HARTANN, Ângela Maria; ZELTZER, Flora; MORAES, Denise Maria; SILVA, Iara Chiappa da; AVELINE, Carlos Cardoso), publicação da UPAN de São Leopoldo.
TERRA QUE TE QUERO VERDE – Ecologia em Ação (NORONHA, Andréa de).
2) Revista periódica CIÊNCIA HOJE – das crianças –revista de divulgação científica que minha escola recebe.
3) Panfletos, livrinhos e encartes de divulgação distribuídos por FEPAN, UPAN, SEMMAN, CORSAN, COMITESINOS e outras entidades ambientais.
4) Reportagens de jornais e revistas sobre ecologia.
5) Vídeos, filmes e slides sobre ecologia e planeta Terra.
6) Livro didático de Ciências da 4ª série.

Estratégias:
1) Pesquisa, leitura individual e planejamento das atividades, feitos por mim;
2) Leitura de textos, exploração de reportagens, vídeos e filmes sobre ecologia com os alunos;
3) Caminhada pelas ruas próximas à escola para constatarmos as condições ambientais e a existência ou não de saneamento básico;
4) Visita à ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) de São Leopoldo para verificarmos tratamento e destino do esgoto tratado;
5) Implementação da Patrulha Ambiental (dois alunos da turma por dia orientam os menores a colocarem o lixo nas lixeiras e preservarem o meio ambiente durante o recreio);
6) Trabalhos em grupo para discussão do tema;
7) Passeio no Barco Martim Pescador para verificarmos as condições do Rio dos Sinos e fecharmos este ciclo de estudos;

Tempo de Duração:

Maio e junho de 2008.

Avaliação:

Meu plano de estudos individual será válido se:
a) Eu realizar os estudos propostos para mim e souber aplicá-los com meus alunos;
b) Utilizar o material áudio-visual arrecadado com minha turma;
c) Realizar as atividades propostas nas estratégias.

Evidências de Minhas Aprendizagens:

Mostrarei as evidências de minhas aprendizagens através das postagens no meu portfólio de aprendizagens, minhas conclusões e experiências ao executar este plano de estudos.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Trabalhando o filme "PLANETA AZUL":


Como comentei semana passada, na quinta-feira olhei com meus alunos o filme "Planeta Azul", que inicia com a visão que os astronautas têm da Terra do espaço. Este filme aborda as características físicas da terra, os continentes, porque o planeta apresenta esta cor do espaço, a atmosfera, as condições para existência da vida. Também aborda as questões climáticas e a influência humana sobre o meio ambiente, as queimadas e o efeito estufa.

Os alunos ficaram maravilhados com as imagens da Terra e tristes com a ação humana, que deteriora o meio ambiente. Consegui trabalhar vários aspectos de Geografia e de Ecologia. Cada aluno destacou um aspecto interessante do filme.

Abaixo apresento o trabalho que o aluno Matheus fez sobre o filme. O que mais o impressionou foram as queimadas da Amazônia e ele compara o efeito estufa com uma cabana pegando fogo, ressaltando que se não cuidarmos do planeta, não restará nada da camada de ozônio. Fala que o homem não consegue evitar a destruição e precisa aprender desde criança a preservar o planeta.


quarta-feira, 9 de abril de 2008

A IMPORTÂNCIA DE SITUAR-SE ENQUANTO AGENTE DA HISTÓRIA




Lendo os textos recomendados e pensando na aula presencial achei oportuno testemunhar aqui a maneira que trabalho Estudos Sociais. Penso ser importante que antes de estudar a história do estado (conteúdo da 4ª série, minha turma), o aluno se dê conta que ele próprio também faz parte de uma história. É importante situá-lo no tempo e no espaço, fazê-lo reconhecer que esta história que vamos estudar tem muito a ver com sua própria história, sua origem e toda a camimhada da sua família. É preciso dar um sentido real a este apanhado de datas, fatos e lugares estudados.


Abaixo coloquei uma foto com alguns trabalhos dos meus alunos: eles deveriam fazer a linha do tempo de suas próprias vidas. Sempre procuro trabalhar este aspecto no início do ano para que eles se dêem conta da importância da história na nossa vida. Amanhã verei com eles o filme "Planeta Azul", que mostra a Terra vista do espaço, explica porque ela têm estas características e permite a vida.




quinta-feira, 3 de abril de 2008

Reflexão do Seminário Integrador

REFLEXÃO SOBRE MINHA APRESENTAÇÃO FINAL DE 2007
No início a apresentação final me angustiou muito, pois a insegurança do que e como fazer era muito forte. Aos poucos fui refletindo sobre o meu trabalho durante o semestre, os conhecimentos que adquiri e que apliquei com minha turma e constatei que havia muito a apresentar.
Baseando-me nas minhas postagens no portfólio procurei montar uma apresentação que contemplasse o que aprendi de mais significativo em cada disciplina, aquilo que realmente transformou minha postura ou que veio reforçar certezas já existentes. Montei um slide para cada disciplina, enfocando o ponto principal de cada aprendizagem/descoberta.
No dia da apresentação todas nós ficamos muito nervosas, apesar dos anos de experiências.Trocar idéias com nossas colegas e professoras, expor nosso trabalho e nossa turma sempre causam certa insegurança. O medo da crítica e do erro é algo inerente a todo ser humano e aparece muito forte nestes momentos. Além disso, o uso da tecnologia em público ainda me deixa nervosa.
Outro fator que contribui para minha insegurança foi que nenhuma de minhas postagens de atividades no portfólio de aprendizagens foi comentada pelas tutoras ou pelo professor. Apenas no início de minhas postagens houve uma crítica por elas estarem demorando. Quando coloquei várias coisas ninguém mais comentou, certamente também não olhou. Muita foi minha admiração quando a professora e a tutora que avaliaram minha apresentação final tinham conhecimento do conteúdo de minhas postagens.
Assim como acontece com nossos alunos, é muito frustante quando nos pedem uma determinada tarefa e ninguém olha ou comenta, pois não sabemos se está certa, se nosso esforço foi ou não levado em consideração.
Para finalizar, penso que o mais interessante de nossa apresentação foi constatar que cada uma de nós procura suas próprias soluções e encontra maneiras diferentes, tanto para trabalhar os conteúdos, como para fazer sua apresentação, todas válidas e ricas.
Reconhecendo Teorias na Prática Diária
Estudando as diferfentes teorias da disciplina de Matemática e realizando as atividades propostas pude constatar o quanto nossa prática diária é recheada dos conceitos estudados. Como trabalhar seriação e classificação estão presentes na nossa sala de aula. É bom constatar que, apesar da teoria não estar tão viva em nossas mentes, ela é contemplada em nossas práticas diárias.