segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A DIDÁTICA DE COMÊNIO


Estudamos a proposta pedagógica de Cômenio, do século XVII, considerado "pai da didática", que queria ensinar tudo a todos, procurando um método onde realmente os alunos aprendessem e não decorassem simplesmente.


Nesta atividade eu aprendi que a escola atual ainda segue os passos
de Comênio, buscando o ensino para todos, a consideração ao aluno, sua capacidade de compreensão, partindo da experiência do aluno para que ele próprio construa seu conhecimento a partir de suas observações.

Comênio também mostra a importância do bom relacionamento entre professores e alunos e a importância de oportunizar situações onde os alunos com maior facilidade de aprendizagem auxiliem os que têm maior dificuldade.

Esta aprendizagem foi muito significativa porque me mostrou que já no século XVII havia a preocupação com uma escola de qualidade para todos, pois já escreveu Comênio na sua Carta Magna "...escolas tais que toda a juventude de um e de outro sexo, sem exceptuar ninguém em parte alguma, possa ser formada nos estudos,..", almejando uma escola onde os estudantes aprendessem mais, sem tédio, sem enfado, sem trabalho inútil e com real progresso.

Refletindo sobre esta aprendizagem penso em como nossas escolas seguem os passos ditados por Comênio, como minha prática pedagógica está repleta destes ensinamentos, no momento em que procuro fazer com que minha sala de aula seja um lugar de acolhimento, de inclusão, onde todos trabalham cooperativamente para que todos aprendam. Procuro partir da experiência dos alunos, fazer com que eles exponham o que já sabem sobre o assunto trabalhado, que troquem experiências, que pesquisem e construam alternativas para a solução de problemas.
Abaixo anexei uma foto dos meus alunos construindo um mosaico sobre suas origens étnicas:


Um comentário:

Marga disse...

Querida Leila...
Fico super contente em poder fazer parte do teu processo de formação!Será ótimo compartilhar contigo, situações desafiadoras e instigantes que nos impulsionam a aprender mais e mais!Desejo que minhas palavras te auxiliem a querer evoluir sempre, com alegria e satisfação. Interessante o teu olhar sobre a Escola quando comparas a instituição de Comênio, no texto lido, com a Instituição de Ensino atual.Contudo, o contexto cultural e histórico contemplava uma educação para todos? Como era encarada a afetividade naquela sociedade? E hoje, podemos afirmar que o currículo contempla sentimentos positivos entre os alunos? Partir das vivencias do aluno, valorizando sua historicidade é maravilhoso, porque é proporcionando atividades assim torna o caminho das aprendizagens significativos.isso é possivel e presente na Escola atual?