segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Respostas aos questionamentos da tutora Margarete feitas em 09/09/2009:

Refletindo sobre o contexto histórico e cultural da época de Comênio penso que o mesmo não contemplava uma educação para todos, pois havia muito preconceito e discriminação, tanto em relação ao sexo feminino quanto às classes sociais menos favorecidas, que normalmente ficavam excluídas do mundo da cultura e da formação qualificada. Talvez por isto Comênio lutava tanto por uma escola para todos.
Refletindo sobre a escola hoje e se o currículo contempla sentimentos positivos ente os alunos acredito que sim, tudo vai depender da proposta da escola. Na minha escola está na prática pedagógica trabalhar valores, virtudes e uma cultura de inclusão, de acolhimento e de cooperação entre professores e alunos. Adotamos esta postura para também evitar a violência, o desrespeito, a exclusão, além de formar cidadãos íntegros e participativos.
Penso também que é possível a escola partir das vivências dos alunos, valorizando sua história e seu contexto como maneira de dar significado à aprendizagem. Exemplo disto é o trabalho sobre a formação do povo gaúcho e as origens dos alunos que fiz na minha 4ª série, cuja primeira parte, que foi o mosaico étnico, coloquei uma foto no portfólio. Através da origem das famílias estudamos a contribuição destes povos para a cultura do Rio Grande.

Um comentário:

Marga disse...

Oi Leila, muiito bom teu olhar! Tua dedicação é faz jus a um destaque visível e marcante! Parabéns pela determinação e criatividade em fazer do Ensino Público uma formação de qualidade moldada em princípios éticos que a nossa Sociedade tanto necessita e merece! É com profissionais da Educação assim como tu, e que integram a nossa Universidade é que faz as próximas gerações terem a garantia que há sempre alguém preocupado em manter o mundo culturalmente vivo e presente na sua qualidade de Vida.