domingo, 27 de setembro de 2009

Conclusão da nossa pesquisa no PA

Concluindo os estudos e questionamentos que fizemos durante nossa pesquisa podemos afirmar que chegamos à conclusão que os limites são adquiridos.
Constatamos que os comportamentos infantis são adquiridos por meio da imitação, da experimentação e da invenção, sendo assim, a criança precisa do exemplo e da orientação de seus pais e familiares para aprender quais são seus limites individuais e relacionais. A criança procura testar seus limites e se suas atitudes agradam os adultos tende a repetir seu comportamento, pois ainda não tem condições de avaliar suas atitudes. Se os pais e familiares aceitam o mau comportamento estão incentivando a criança a romper com o limite natural que deve ser imposto desde a primeira infância., pois são eles que devem transmitir o que é aceitável ou não, adequado ou não.
Na escola, assim como na sociedade, os limites também devem ser ensinados como forma de manter os relacionamentos de maneira sadia e respeitosa. Para tanto, os alunos devem participar da elaboração das regras para dar sentido e significado aos limites necessários ao bom convívio e ao exercício consciente de sua liberdade.
Aprendemos assim que realmente precisamos dar limites para nossas crianças e jovens para que aprendam a usar bem sua liberdade e respeitar os direitos dos outros, assim construindo uma cidadania capaz de tranformá-lo num cidadão crítico e responsável.
Dentro deste contexto, sempre procuro construir com meus alunos as regras de convivência da turma para que se comprometam a respeitá-las. Também utilizo o Quadro de Responsabilidades, com responsabilidades para todos os alunos, para que se comprometam com alguma tarefa que leve ao bom andamento da turma, como organizar a sala, cuidar das caixas delivrinhos e jogos, distribuir material e outras. Ao final de cada mês fazemos uma Assembléia de alunos, onde cada um vai ao microfone falar como foi sua atuação e a colaboração dos colegas e o que precisa melhorar. Então fazemos o rodízio de responsabilidades, onde cada um escolhe onde quer atuar naquele mês. Abaixo está a foto de uma assembléia do ano passado, visto que este ano ainda não fotografei nenhuma das assembléias já ocorridas.

Um comentário:

Marga disse...

Leila, poderosa!
Maravilha acompanhar o registro da atividade e sentir a satisfação que a investigação retorna a ti e ao teu grupo. Resumo bem elaborado, evidências claras, mas como cabe a mim tutora questionar e auxiliar no enriquecimento da tua Produção científica,e complementando teu texto,onde encontraste tais pontos de vista no relato apresentado? E ainda, tu podes apontar autores que sustentem as argumentaçoes apresentadas?
No mais, encanta o modo como tu te manisfesta perante a atividade! Parabéns!