quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Respostas ao Questionamento da tutora margarete sobre postagem "Conclusão da Nossa Pesquisa np PA":

No relato que apresentei sobre a maneira que encontro de construir limites e regras com meus alunos posso apontar que através desta construção os alunos imitam um modelo sugerido por mim, experimentam esta realidade participando ativamente das responsabilidades da sala, discutindo nas assembléias e construindo novas alternativas para que o clima de bom relacionamentos, os direitos e deveres de cada um sejam respeitados e praticados. Assim também, discutimos quando algum aluno tem um mau comportamento e infringe as regras, procurando refletir sobre causas e consequências e atitudes a tomar. Procuro sempre dar o exemplo de conduta para que eles possam ter um parâmetro de referência.
Encontro estes pontos de vista em Kant (3ªEd., 2002), Sobre a Pedagogia, quando diz que o homem é a única criatura que precisa ser educada, pois é infante, educando e discípulo, quando diz que é a disciplina que transforma a animalidade em humanidade, uma vez que as disposições naturais do ser humano não se desenvolvem por si mesmas.
Assim também poso citar Içami Tiba no seu livro Disciplina:limite na medida certa. Novos Paradigmas (São Paulo, 2006) que diz que é essencial à educação saber estabelecer limtes e valorizar a disciplina. E para isto é necessária a presença de uma autoridade saudável, adotada para que a oura pesoa se torne mais educada e disciplinada através do respeito à auto-estima.
É isto que procuro fazer com meus alunos, ajudando-os a construírem sua auto-estima, respeito e cidadania, através da participação na responsabilidade coletiva do bom andamento dos trabalhos e do relacinamento da nossa turma.

Nenhum comentário: