quarta-feira, 27 de outubro de 2010


REFEXÃO DO EIXO 6 – 6º SEMESTRE DO PEAD

Este semestre estudamos as fases do desenvolvimento cognitivo e moral das crianças, que cada etapa deste desenvolvimento integra as precedentes e atribui uma parte cada vez maior deste desenvolvimento à influência do meio.
Aprendemos a investigar e analisar em nossas escolas alunos com necessidades especiais, a necessidade de individualização do ensino, com o ajustamento de programas, procedimentos e critérios de avaliação às peculiaridades de cada aluno.
Analisamos a diversidade étnico cultural do nosso país, identificando a diversidade da nossa turma e como alunos afro-descendentes se enxergam, assim como a história e desvalorização dos povos indígenas..
Refletimos sobre a ética e princípios morais, a necessidade de agirmos de acordo com os princípios que nos norteiam sem, no entanto, enganar ou prejudicar as outras pessoas..
Chegamos à conclusão que os professores não estão preparados para administrar conflitos, para tratar a diversidade cultural e étnica de maneira mais aberta e clara. Ainda temos o preconceito de julgar a inteligência dos alunos de acordo com seu grupo social ou condições sócio-econômicas.
O texto de Theodor Adorno “Educação após Auschwitz” me fez refletir sobre minha postura como mãe, avó e professora, no sentido de tornarmos nossos filhos e alunos pessoas mais autônomas. Se ensinarmos nossas crianças a não aceitarem tudo que se apresenta passivamente, a questionarem a realidade, a exigirem seus direitos e cumprirem seus deveres, estaremos contribuindo na formação de cidadão capazes de distinguir o certo do errado e não permitirem a manipulação e o autoritarismo.
Temos a importante tarefa de socializar nossas crianças, torná-las seres participativos e colaborativos, capazes de terem respeito pelas diferenças individuais, sociais e culturais como forma de evitarmos a repetição da barbárie.

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