quarta-feira, 20 de outubro de 2010



REFLEXÃO SOBRE O 4º SEMESTRE do PEAD

Nesse semestre aprendi que o tempo e o espaço são conceitos que devem ser estudados e definidos. Precisamos ter a consciência que estes conceitos se desenvolvem na criança por etapas que vão evoluindo de acordo com seu amadurecimento. Nosso papel é ajudá-la a superar estas etapas para que possa “ler” o mundo que a cerca.
Na interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática vimos que o tempo é uma grandeza e pode ser medido. O espaço se apresenta para a criança de forma prática, através dos sentidos e dos movimentos. Sendo assim, a Geometria parte do mundo sensível, das percepções.
Descobrir que os alunos percebem as formas dentro do próprio espaço que ocupam é descomplicar a Geometria.
Na interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais vimos que é importante os alunos agirem sobre o espaço que ocupam para reconhecê-lo e assim “ler” a realidade a sua volta. Assim também, o tempo é medido pela sucessão dos anos e a História é contada a partir da ação humana ao longo destes anos.
Todo ser humano carrega consigo a herança cultural do seu grupo de origem.
Na interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências Naturais aprendemos que o estudo de Ciências depende do espírito investigativo, da experimentação e da coragem de testar hipóteses.
É necessário que como educadores façamos ações concretas de conscientização ambiental para começar pela educação a reversão deste quadro doloroso de destruição da natureza.
Já no Seminário Integrador traçar um Plano Individual de Estudos foi muito importante porque me fez ter disciplina para buscar as metas traçadas e aprofundar meus conhecimentos.
Também refleti sobre a importância das perguntas como objeto investigativo e motivador do nosso trabalho

Nenhum comentário: