segunda-feira, 5 de maio de 2008

NOÇÕES DE TEMPO E ESPAÇO

Após ler as undidades III e IV do livro "Estudos Sociais: Teoria e Prática" (ANTUNES,Aracy do Rego; MENANDRO,Heloisa Fesh: PAGANELLI, Tomoko Iyda) planejei uma atividade sobre o desenvolvimento da noção de tempo e outra sobre a noção de espaço. No início eu estava achando muito complicado, mas depois comecei a perceber, durante a aplicação, a importância de sabermos se nossos alunos já dominam estas noções, ou melhor, se estão na etapa que deveriam estar para poderem assimilar as noções que trabalhamos.

Como trabalho com a 4ª série me perguntava se eles teriam condições de entender o que é universo, planeta, país e estado. Com este trabalho vi o quanto é importante o aluno fazer a "leitura" do mundo social a sua volta, reconhecer e discutir as regras de organização destes espaços, as maneiras de nos orientarmos. Pude constatar a importância das ações físico-motoras para a compreensão dos conceitos estudados, fiquei um pouco mais tranqüila por perceber que neus alunos estão na etapa adequada no processo de construção do tempo e do espaço.

A seguir colocarei a foto do mural que eles fizeram no trabalho de construção do espaço coletivo da nossa escola:


2 comentários:

Leonardo Porto disse...

Prezada Leila,
no relato da sua atividade senti falta da descrição da mesma. Como o seu texto mostra que a tividade foi muito rica, a minha curiosidade aumentou. Quem sabe você pode complementar o seu relato, numa nova postagem, descrevendo a atividade e também deixando mais claro o que você aprendeu com ela. Por exemplo, você escreve: " pude constatar a importância das ações físico-motoras para a compreensão dos conceitos estudados"; o que a levou a esta constatação?
Leonardo.

Maxi disse...

Olá Leila!
Meus comentarios seriam muito parecidos aos do Leonardo. Então faço meus os dele.

[]´s Maximira