quarta-feira, 21 de maio de 2008



Trabalhando Geometria com outros olhos

Estudando o texto "Espaço, Forma e Criança" (PIRES, Célia M. C., Espaço e Forma: a construção das noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental.São Paulo: PROEM, 2000) aprendi que o espaço se apresenta para a criança de forma prática, através dos sentidos e dos movimentos. Sendo assim, a Geometria parte do mundo sensível, das percepções, para estruturar estas percepções no mundo geométrico - dos volumes, das superfícies, das linhas e dos pontos.
O estudo deste texto foi muito importante porque pensamos que a Geometria é sempre algo frio e distante, mas, como diz o texto, partindo das experiências dos próprios alunos podemos verificar que eles identificam as figuras geométricas no dia-a-dia.
Partindo destes estudos, fiz a seguinte atividade com meus alunos:
1º) Manipulamos os Blocos Lógicos para nos recordarmos das figuras geométricas e desenhamos várias no quedro, mesmo que elas não aparecessem nos Blocos, deixei que fizessem todas que se lembravam. Apareceram as tradicionais, como quadrado, triângulo, retângulo e círculo, e outras menos comuns como cilindro e perâmide.
2º) Relacionamos objetos da sala de aula que eram do formato das figuras desenhadas.
3º) Como estávamos na Semana da Arte da nossa escola falei no Picasso e na técnica do Cubismo.
Depois pedi que eles fizessem um desenho usando figuras geométricas e colocamos no mural da área da escola. A foto do mural segue abaixo:




2 comentários:

Maxi disse...

Uma bela atividade Leila!

Abraços, Maximira

Luciane Machado disse...

Leilinha, muito interessantes as aprendizagens postadas e retornos dos alunos em relação as atividades desenvolvidas, lembro de ter comentado a tua atividade refrente ao quadro do Picaso e relação que solicitaste que os alunos fizessem com as figuras geométricas, muito rico.Beijos