quinta-feira, 29 de maio de 2008



PEDAGOGIA VERDE


Aprofundando-me na leitura do livro "O VERDE NA ESCOLA - Uma Abordagem Prática da Educação Ambiental" (HARTMANN, Ângela Maria; ZELTZER, Flora; MORAES, Denise Maria; SILVA, Iara Chiappa; AVELINE, Carlos Cardoso; produção UPAN, São Leopoldo) conforme proposto no meu Plano de Estudos, aprendi que a Pedagogia Verde (Ecologia), envolve todas as áreas e disciplinas e pode assumir muitas formas, mas tem algumas características básicas que são:
* É CRÍTICA E CONSCIENTIZADORA - questiona a realidade como ela é e transmite o questionamento para vários setores da sociedade;
* É PARTICIPATIVA E EXPERIMENTAL - volta-se para a ação prática grupal e é capaz de ouvir a comunidade a que pertence;
* É ADAPTÁVEL E CRIATIVA - surge de acordo com cada local, cada disciplina, a partir das potencialidades individuais e coletivas.
* É VITAL - porque estuda, respeita, defende e fortalece os processos vitais em todos os níveis.
É preciso provocar uma ação correta, que deve ser, em primeiro lugar, preventiva, e só em segundo lugar, corretiva.
Refletindo todos estes conceitos e estudando o Saneamento Básico, sua finalidade, decidi fazer uma caminhada pelo bairro para questionar nossa realidade local, a existência ou não do saneamento no nosso bairro e ações do ser humano na natureza.
Abaixo coloco fotos desta caminhada, onde os alunos destacaram o excesso de lixo pelas ruas e o aterro de banhados para construção de moradias. Voltando para a sala de aula fizemos uma reflexão coletiva da situação do meio ambiente do nosso bairro, as crianças fizeram desenhos e responderam a perguntas sobre o saneamento e a situação do nosso bairro.




Nenhum comentário: