segunda-feira, 19 de maio de 2008

Resposta aos Questionamentos do Professor Leonardo e Maximira:

Como esta atividade está bem detalhada no meu webfólio da disciplina, pensei que aqui fossem só minhas observações, mas tudo bem, vamos lá:
Eu dividi esta tarefa em três etapas:
1º) Estudei o texto solicitado pela professora, destacando as etapas do processo de construção das noções de tempo e espaço e planejei o que ia fazer com os alunos.
2º) Agrupei crianças de 6 a 12 anos e fiz com elas um teste para ver em que fase da construção da noção de tempo estavam. Este teste consistia em pegar uma jarra com água colorida e ir colocando esta água aos poucos num copo, até que todo líquido estivesse num copo e a jarra vazia, dividindo este processo em quatro cenas. As crianças deveriam desenhar cada cena, depois ordená-las por acontecimento. Por fim, deveriam separar o desenho das jarras dos desenhos dos copos e fazerem dois novos ordenamentos: um só para os copos e outro só para as jarras.
O objetivo era constatar em que fase do desenvolvimento da construção da noção de tempo cada criança estava, o que ficou bem claro. A surpresa foi a criança de 6 anos que avançou as etapas junto com meus alunos da 4ª série.
3º) Esta atividade fiz só com meus alunos da 4ª série. Dividi a turma em 5 grupos. Cada grupo deveria visitar um local da escola (refeitório, pracinha, biblioteca, sala das professoras e secretaria), observando detalhes do ambiente, posição dos objetos, quem utiliza cada espaço. Feitas as observações, os alunos voltaram para a sala de aula e desenharam o local visitado. A seguir, cada grupo apresentou seu trabalho e discutimos sobre cada espaço, quem o utiliza, quem não pode utilizá-lo, qual o espaço freqüentado pelos alunos com maior freqüência e para quê. Depois fizemos um painel com o título "CONSTRUINDO O ESPAÇO COLETIVO".
Com estas atividades eu aprendi a reconhecer as etapas da construção das noções de tempo e espaço e aprendi também a verificar em que etapa meus alunos estão. Neste sentido, esta atividade me tranqüilizou, pois percebi que meus alunos estão no estágio operatório e já têm condições de assimilar as noções de tempo estudadas em História e as noções de espaço estudadas em Geografia.
Quando me referi à importância das ações físico-motoras para a compreensão das noções estudadas quiz dizer que através das suas ações no ambiente os alunos aprenderam a "ler" o mundo social da nossa escola, reconhecer e discutir as regras que regem a organização e estruturação do espaço coletivo. Pude verificar a importância da experiência vivenciada nos diversos ambientes que estudamos, a importância de sairmos da sala de aula e oportunizarmos aos alunos a vivência real do objeto em estudo.

Um comentário:

Maxi disse...

OLÁ LEILA!

Querida, um esclarecimento importante: uma coisa é o que os professores solicitam que vocês façam em termos de atividades, outra bem diferente é o portfolio de aprendizagens: neste espaço cabe à ti escolher, selecionar, refletir SOBRE uma atividade por semana de forma especial e relatá-la aqui! Esta atividade que TU escolhes para publicar aqui deve ser descrita de forma bastante clara e deve conter uma reflexão.

Por isso solicitamos que a descrevesses mais e melhor..

Quanto à tua republicação então, notei que apresentaste 2 tipos de reflexão: uma tua, enquanto aluna e outra, tua também, enquanto professora. Mas em ambas a reflexão ficou num nível superficial ainda.

Para tornar isso mais claro, vejamos:

dizias que pudeste verificar que teus alunos estão no nível tal.. o que os torna aptos a entender tal assunto.. MUITO BEM MAS...

Como que pudeste verificar isso???

Te aguardamos!
Abraços

Maximira - Seminario Integrador 4 - PEAD-FACED UFRGS