terça-feira, 14 de outubro de 2008

POR QUE EXISTEM TANTOS IDIOMAS??

Lendo tudo o que foi postado por nós fica claro que buscamos a origem das línguas, o porque de falarmos tantos idiomas diferentes, quais fatores influenciam nas diferenças dentro de uma mesma língua. Podemos perceber que a capacidade lingüística foi sendo adquirida gradativamente ao longo da história da humanidade. Como outras habilidades humanas, esta também foi evoluindo e progredindo a medida que nossa espécie foi evoluindo também.
A resposta do porque existem tantos idiomas no mundo ainda não foi totalmente encontrada, nem sei se o será. Temos a explicação judaica/cristã que conta a história da Torre de Babel, mas penso que cada povo deve ter seu próprio mito sobre este assunto. Conheço aquele corrente de pensamento que diz que a Terra foi habitada por seres de outra dimensão que deveriam cruzar com os humanos para acelerar a evolução do planeta. Cada ser pertencia a uma cor diferente e, cruzando com os terráqueos, deram origem a novas raças, algumas com mais evolução que as outras, com seus costumes e línguas diferentes. Claro que esta é mais uma teoria, ou corrente de pensamento, mas o que quero dizer que devem existir muitas explicações para a pergunta "Por que existem tantos idiomas?"
Outra questão muito importante nas nossas postagens é o questionamento sobre as línguas universais e fica claro que é considerada uma língua universal a língua do povo que tem o domínio sócio/político/cultural de cada época. O Inglês é atualmente considerado o idioma universal por causa do domínio americano, o que me fez pensar nos últimos dias: com a crise econômica dos Estados Unidos será o fim deste império? Como ficará todo investimento na aprendizagem da língua inglesa? Só o tempo responderá estes questionamentos mais recentes.

Nenhum comentário: