segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Reflexão sobre a Vida Adulta

Adulto é aquela pessoa que já passou pela infância, adolescência e juventude e já atingiu uma maturidade física. Teoricamente deveria também ter atingido a maturidade emocional, fato que nem sempre ocorre.
A vida adulta inicia aproximadamente aos dezenove/vinte anos, quando a fase de crescimento físico se completa, nossas características físicas estão mais definidas e nossos hormônios (até então em ebulição) começam a se acalmar.
Falando da parte emocional, penso que a vida adulta não é algo tão definido, pois depende do temperamento de cada um, das influências do meio em que vive e das experiências vividas. Algumas pessoas atingem a maturidade emocional bem cedo, tornando-se pessoas equilibradas, que sabem que rumo querem dar à sua vida. Outras pessoas, no entanto, possuem o lado emocional mais turbulento e atormentado, precisando de um tempo maior para amadurecer.
Se refletirmos bem, a fase adulta é aquela que passamos a maior parte de nossas vidas. Por isto mesmo, enfrentamos grandes desafios, como decidir nossa vida profissional. É nesta fase também que optamos pela formação de uma família ou não, e todas as conseqüências positivas ou negativas desta escolha.
À medida que os anos passam o adulto consolida ou modifica suas convicções, aprendendo lições de vida com seus erros e acertos. Pedagogicamente falando, considero a aprendizagem sistemática mais difícil nesta fase, visto que o adulto tem muitas responsabilidades e preocupações, como o trabalho e a família. No entanto, também é uma fase que utilizamos toda nossa bagagem de experiências pessoais para auxiliar as aprendizagens, tornando-as mais significativas.

Nenhum comentário: