terça-feira, 25 de novembro de 2008

REFLEXÃO SOBRE S APRENDIZAGENS DA DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ECOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL


Nesta disciplina podemos conhecer e refletir sobre a legislação vigente e os mecanismos utilizados para que as instituições de ensino construam seu fazer pedagógico, a regulamentação deste fazer através de regras claras e a participação efetiva de toda comunidade escolar neste processo. Aprendemos que esta organização e planejamento abrangem a dimensão financeira, administrativa e pedagógica de nossas escolas, mas que esta organização também deve possuir mecanismos que permitam as relações com os órgãos competentes para permitir o livre trânsito de informações. Este trânsito deve funcionar não só entre os estabelecimentos de ensino, mas também entre os sistemas de ensino, dando maior legitimidade ao fazer pedagógico e maior transparência quanto à avaliação e desempenho do aluno.
Considero que foi muito importante revisitar o PPP e o Regimento Escolar da minha escola e confrontá-los com as teorias propostas, pois apesar de ter participado da construção e constante reformulação dos mesmos, sempre parecem algo frio e distante, um documento a mais. Foi estudando nossas propostas e as regras que elaboramos para atingi-las e confrontando-as com o saber teórico que constatei o quanto estão presentes no nosso fazer pedagógico, planejamento, avaliação e resultado final. Constatei também que é muito importante o corpo docente conhecer e constantemente reavaliar estes dois mecanismos, como forma de fazer uma auto-avaliação do seu desempenho, dos objetivos que ser alcançar e dos esforços e comprometimento do grupo com o trabalho proposto pela escola, conferindo assim mais legitimidade para seu fazer pedagógico.
Aprendemos a definir e reconhecer o que é uma gestão democrática, que é o planejamento, a execução e a fiscalização de todo fazer pedagógico, administrativo e financeiro de nossas escolas pela comunidade escolar. Aprendemos que há mecanismos de participação dentro da escola onde a comunidade é co-responsável por todo processo educativo, participando e fiscalizando todo o planejamento, execução e uso das verbas públicas. Neste contexto, é importante que a gestão democrática da escola esteja inserida numa comunidade participativa, onde a construção do coletivo seja uma realidade social.
Dentro das nossas escolas há momentos em que a comunidade elege os representantes que atuaram junto ao corpo docente e também na fiscalização pedagógica, financeira e administrativa: são as eleições dos Grêmios Estudantis, Conselhos Escolares e CPMs, que têm como função não só fiscalizar, mas atuar efetivamente na vida escolar, participando de planejamentos, ações e avaliações que contribuam para enriquecer o fazer pedagógico e garantir o direito máximo à educação. Neste contexto também está inserida a eleição da direção, que já não é mais um cargo de confiança do sistema de ensino, mas sim da comunidade que a elege e lhe dá respaldo como representante legal desta comunidade.
Uma gestão democrática de verdade necessita de transparência, de respeito à diversidade e de uma idéia de qualidade, onde a escola é boa para toda a comunidade e não apenas para um segmento. Neste sentido, não há escola pública de qualidade sem a participação de toda comunidade escolar, que deve definir os caminhos, tomando as decisões necessárias para este fim. Esta escola é construída com mecanismos de democracia participativa que deve ser utilizada em todos os momentos, pois esta gestão democrática só se aprende fazendo, constantemente avaliando e aprimorando seu fazer.
Nesta perspectiva, a escola visa à emancipação de todos que nela atuam, voltada para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, através da busca constante da qualidade de ensino, da inclusão e da participação democrática. Quando todos os segmentos da comunidade escolar participam deste processo, cria-se uma rede de compromissos onde todos se sentem responsáveis pela implementação deste projeto, participando da construção de uma escola participativa e democrática.
Para finalizar, quero dizer que penso ser esta a escola ideal, mas que ainda temos um longo caminho a percorrer. Já damos os primeiros passos, construindo nosso PPP e nosso Regimento Escolar, abrindo nossas escolas à participação da comunidade. No entanto, ainda precisamos aprender a ouvir críticas e sugestões de uma comunidade que quer ser cada vez mais participativa, preparando-nos para um trabalho mais colaborativo e democrático, que vise principalmente o bem-estar do nosso aluno através de uma educação de qualidade.

Um comentário:

Rose tutora EAD disse...

Leila querida!!!
Fico muito feliz, pois estás postando tuas atividades!!
Querida podes contar para o que for necessário, estou a disposição!
Um grande abraço, Rose