quinta-feira, 29 de maio de 2008




"O SEGREDO NÃO É CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS...


É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ."


Mário Quintana


PEDAGOGIA VERDE


Aprofundando-me na leitura do livro "O VERDE NA ESCOLA - Uma Abordagem Prática da Educação Ambiental" (HARTMANN, Ângela Maria; ZELTZER, Flora; MORAES, Denise Maria; SILVA, Iara Chiappa; AVELINE, Carlos Cardoso; produção UPAN, São Leopoldo) conforme proposto no meu Plano de Estudos, aprendi que a Pedagogia Verde (Ecologia), envolve todas as áreas e disciplinas e pode assumir muitas formas, mas tem algumas características básicas que são:
* É CRÍTICA E CONSCIENTIZADORA - questiona a realidade como ela é e transmite o questionamento para vários setores da sociedade;
* É PARTICIPATIVA E EXPERIMENTAL - volta-se para a ação prática grupal e é capaz de ouvir a comunidade a que pertence;
* É ADAPTÁVEL E CRIATIVA - surge de acordo com cada local, cada disciplina, a partir das potencialidades individuais e coletivas.
* É VITAL - porque estuda, respeita, defende e fortalece os processos vitais em todos os níveis.
É preciso provocar uma ação correta, que deve ser, em primeiro lugar, preventiva, e só em segundo lugar, corretiva.
Refletindo todos estes conceitos e estudando o Saneamento Básico, sua finalidade, decidi fazer uma caminhada pelo bairro para questionar nossa realidade local, a existência ou não do saneamento no nosso bairro e ações do ser humano na natureza.
Abaixo coloco fotos desta caminhada, onde os alunos destacaram o excesso de lixo pelas ruas e o aterro de banhados para construção de moradias. Voltando para a sala de aula fizemos uma reflexão coletiva da situação do meio ambiente do nosso bairro, as crianças fizeram desenhos e responderam a perguntas sobre o saneamento e a situação do nosso bairro.













GRUPOS SOCIAIS




Estudando a unidade II - A sociedade e cultura do livro "Estudos Sociais - Teoria e Prática" (ANTUNES, Aracy do Rego; MENANDRO, Heloísa Fesch; PAGANELLI, Tomoko Iyda) pude aprender que todo ser humano carrega consigo a herança cultural de seu grupo de origem e que o processo de socialização da criança se faz por etapas, até atingir a consciência necessária para respeitar e entender as regras, assumindo as conseqüências de suas ações.
Baseada nestes conhecimentos e nos conhecimentos adquiridos com o texto "FAZER A PONTE" (PACHECO, José), trabalho com meus alunos com o Quadro de Responsabilidades, onde eles participam ativamente do processo de escolha e avaliação do cumprimento das responsabilidades por cada membro do nosso grupo, como forma de incentivar o fortalecimento das noções de grupo, responsabilidade e cooperação.
Abaixo coloquei fotos do Quadro de Responsabilidades e da Assembléia de Alunos do dia 28/05/08, presidida pelos monitores, onde cada um avalia sua participação no mês na respectiva responsabilidade, a receptividade, aceitação e colaboração dos colegas. Também é a hora de novo rodízio, trocando a área de responsabilidade de cada aluno.








quarta-feira, 21 de maio de 2008



Trabalhando Geometria com outros olhos

Estudando o texto "Espaço, Forma e Criança" (PIRES, Célia M. C., Espaço e Forma: a construção das noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental.São Paulo: PROEM, 2000) aprendi que o espaço se apresenta para a criança de forma prática, através dos sentidos e dos movimentos. Sendo assim, a Geometria parte do mundo sensível, das percepções, para estruturar estas percepções no mundo geométrico - dos volumes, das superfícies, das linhas e dos pontos.
O estudo deste texto foi muito importante porque pensamos que a Geometria é sempre algo frio e distante, mas, como diz o texto, partindo das experiências dos próprios alunos podemos verificar que eles identificam as figuras geométricas no dia-a-dia.
Partindo destes estudos, fiz a seguinte atividade com meus alunos:
1º) Manipulamos os Blocos Lógicos para nos recordarmos das figuras geométricas e desenhamos várias no quedro, mesmo que elas não aparecessem nos Blocos, deixei que fizessem todas que se lembravam. Apareceram as tradicionais, como quadrado, triângulo, retângulo e círculo, e outras menos comuns como cilindro e perâmide.
2º) Relacionamos objetos da sala de aula que eram do formato das figuras desenhadas.
3º) Como estávamos na Semana da Arte da nossa escola falei no Picasso e na técnica do Cubismo.
Depois pedi que eles fizessem um desenho usando figuras geométricas e colocamos no mural da área da escola. A foto do mural segue abaixo:




segunda-feira, 19 de maio de 2008

Resposta aos Questionamentos do Professor Leonardo e Maximira:

Como esta atividade está bem detalhada no meu webfólio da disciplina, pensei que aqui fossem só minhas observações, mas tudo bem, vamos lá:
Eu dividi esta tarefa em três etapas:
1º) Estudei o texto solicitado pela professora, destacando as etapas do processo de construção das noções de tempo e espaço e planejei o que ia fazer com os alunos.
2º) Agrupei crianças de 6 a 12 anos e fiz com elas um teste para ver em que fase da construção da noção de tempo estavam. Este teste consistia em pegar uma jarra com água colorida e ir colocando esta água aos poucos num copo, até que todo líquido estivesse num copo e a jarra vazia, dividindo este processo em quatro cenas. As crianças deveriam desenhar cada cena, depois ordená-las por acontecimento. Por fim, deveriam separar o desenho das jarras dos desenhos dos copos e fazerem dois novos ordenamentos: um só para os copos e outro só para as jarras.
O objetivo era constatar em que fase do desenvolvimento da construção da noção de tempo cada criança estava, o que ficou bem claro. A surpresa foi a criança de 6 anos que avançou as etapas junto com meus alunos da 4ª série.
3º) Esta atividade fiz só com meus alunos da 4ª série. Dividi a turma em 5 grupos. Cada grupo deveria visitar um local da escola (refeitório, pracinha, biblioteca, sala das professoras e secretaria), observando detalhes do ambiente, posição dos objetos, quem utiliza cada espaço. Feitas as observações, os alunos voltaram para a sala de aula e desenharam o local visitado. A seguir, cada grupo apresentou seu trabalho e discutimos sobre cada espaço, quem o utiliza, quem não pode utilizá-lo, qual o espaço freqüentado pelos alunos com maior freqüência e para quê. Depois fizemos um painel com o título "CONSTRUINDO O ESPAÇO COLETIVO".
Com estas atividades eu aprendi a reconhecer as etapas da construção das noções de tempo e espaço e aprendi também a verificar em que etapa meus alunos estão. Neste sentido, esta atividade me tranqüilizou, pois percebi que meus alunos estão no estágio operatório e já têm condições de assimilar as noções de tempo estudadas em História e as noções de espaço estudadas em Geografia.
Quando me referi à importância das ações físico-motoras para a compreensão das noções estudadas quiz dizer que através das suas ações no ambiente os alunos aprenderam a "ler" o mundo social da nossa escola, reconhecer e discutir as regras que regem a organização e estruturação do espaço coletivo. Pude verificar a importância da experiência vivenciada nos diversos ambientes que estudamos, a importância de sairmos da sala de aula e oportunizarmos aos alunos a vivência real do objeto em estudo.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

NOÇÕES DE TEMPO E ESPAÇO

Após ler as undidades III e IV do livro "Estudos Sociais: Teoria e Prática" (ANTUNES,Aracy do Rego; MENANDRO,Heloisa Fesh: PAGANELLI, Tomoko Iyda) planejei uma atividade sobre o desenvolvimento da noção de tempo e outra sobre a noção de espaço. No início eu estava achando muito complicado, mas depois comecei a perceber, durante a aplicação, a importância de sabermos se nossos alunos já dominam estas noções, ou melhor, se estão na etapa que deveriam estar para poderem assimilar as noções que trabalhamos.

Como trabalho com a 4ª série me perguntava se eles teriam condições de entender o que é universo, planeta, país e estado. Com este trabalho vi o quanto é importante o aluno fazer a "leitura" do mundo social a sua volta, reconhecer e discutir as regras de organização destes espaços, as maneiras de nos orientarmos. Pude constatar a importância das ações físico-motoras para a compreensão dos conceitos estudados, fiquei um pouco mais tranqüila por perceber que neus alunos estão na etapa adequada no processo de construção do tempo e do espaço.

A seguir colocarei a foto do mural que eles fizeram no trabalho de construção do espaço coletivo da nossa escola:


Filme "A ÚLTIMA HORA" ( The 11TH Hour)

Contemplando o meu Plano de Estudos Individual olhei o filme A Última Hora (The 11Th Hour Film. com), uma produção e narração de Leonardo Di Caprio, escrito e dirigido por Leila Conners Petersen e Nadia Conners e uma distribuição da Warner.
O filme trata do aquecimento global, do uso indiscriminado dos recursos naturais e dos combustíveis fósseis, o aumento desenfreado da população mundial e do consumo e as respostas da natureza, as catástrofes naturais e suas conseqüências.
As alternativas propostas no filme são usar energias limpas, principalmente eólica e solar, mas o que realmente me chamou a atenção foi que a maior solução é amar o lugar onde se vive.
Achei o filme muito bom, mas constatei que não é próprio para os meus alunos de 4ª série por ter mais depoimentos que imagens, o que o torna cansativo na hora e meia de sua duração. Aprendi com este filme a questionar a nossa ação no lugar onde vivemos e a estimular meus alunos a amarem nossa terra, a respeitarem e preservarem nosso bairro. Não adianta falarmos de preservação do planeta se não fazemos as ações possíveis no nosso habitat.