domingo, 18 de outubro de 2009


Reflexões sobre o texto "ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: AINDA UM DESAFIO"


Refletindo sobre este texto aprendi que o principal objetivo da EJA é garantir o direito a uma escolarização de qualidade. Este é um desafio de ordem política, visto que almeja ampliar os ganhos de consciência dos grupos populares ao refletir sobre sua realidade e sobre seu mundo.

Neste sentido, a possibilidade de escrever está muito ligada ao valor que esta proposta tem para cada indivíduo, a possibilidade de comunicação com seus entes queridos e com o mundo, como forma de expressar a vida.

Vimos neste texto também que é preciso considerar o saber intelectual dos adultos não escolarizados, os meios que desenvolveram para "ler" o mundo e seu grau de letramento, pois são pessoas que operam cognitivamente e não meros depósitos de informações, possuindo progessão nas etapas de desenvolvimento assim como as crianças. Para estas pessoas, perceber a construção social do código escrito e apropriar-se dele pode ser um dos passos para perceberem as relações sociais do mundo.

Os fracassos reconhecidos desta modalidade de ensino são o alto índice de evasão, aprendizagem fraca e nivel de ganho de consciência muito baixo. Como causas para este fracasso podemos reconhecer a ordem interna do próprio projeto, nem sempre adequado à demanda da clientela e ao preparo do professor, causando equívocos permanentes. Assim também uma sociedade excludente, marginalizadora das camadas mais pobres da população, o que resulta uma escolaridade sem qualidade. Outro fator de fracasso é que estes alunos são trabalhadores mais braçais, com desgaste físico maior, que chegam na escola já cansados, em que o peso da educação é menor que o peso da luta pela sobrevivência, tendo dificuldades de aprendizagem devido a todos estes fatores.

Refletindo sobre todos estes conceitos pude constatar mais uma vez que as leis que regem nosso sistema educacional são boas e deveriam cumprir a função social de diminuir as diferenças e minimizar as exclusões já institucionalizadas. O que vimos, no entanto, que também na EJA falta empenho político para seu bom funcionamento, condições físicas e pedagógicas para que seja um projeto realmente vitorioso, que contribua para resgatar a dignidade e a cidadania das camadas mais prejudicadas da população.


REFERÊNCIAS:

HARA, Regina. Alfabetização de Adultos: ainda um desafio.

2 comentários:

Luciane Machado disse...

Olá Leilinha, adorei tua postagem, pois apresenta ideias e uma reflexão sobre o texto.Detenho-me na tua reflexão, sobre a falta de empenho polítco, não podemos esquecer que estamos falando de educação, e o descaso é geral.Mas já que não temos um apoio político para desenvolvermos com mais condições o ensino da Eja, temos que fazer a nossa parte, conforme Paulo Freire fala sobre uma alfabetização propiciando uma leitura crítica do mundo.Bjs.

Leonardo Porto disse...

Prezada Leila,

é importante você ter este diálogo com a tutora ao longo do sue blog. As suas postagens estão bem feitas, mas ainda não se caracterizam como uma reflexão de auto-avaliação, então vou lembrar-lhe os passos dessa reflexão:
1. Experimente reservar um tempo fixo na semana para realizar a postagem semanal. Pare para pensar na sua aprendizagem. Você merece esse tempo.
2. Cada postagem pode dar conta de aprendizagem que se relaciona com uma ou mais Interdisciplinas.
3. Construa as postagens de suas aprendizagens com argumentos e evidências.
4. As evidências são ações concretas que demonstram nossa aprendizagem. Essas ações podem ser exemplos da sala de aula, a aplicação de algo na sua vida pessoal, um trabalho na comunidade, a criação de uma atividade, um ato de pensamento que relaciona conceitos, etc. Mas essas ações são evidências quando acompanhadas por argumentos que fazem a leitura crítica das ações.
5. Ao trazer fragmentos de atividades ou de textos lidos nas Interdisciplinas mostre o seu posicionamento informado. Explique o que faz diferença ao saber isso. Demonstre por que tal ideia é importante. Relate se tal situação já foi vivida por você. Que tal mostrar as limitações ou os avanços contrapondo idéias e conceitos?
6. Continue usando os marcadores para sinalizar as Interdisciplinas que estão envolvidas em uma aprendizagem;
7. Lembre-se que o Portfólio de Aprendizagens transcende o curso, é público e tem visibilidade na Internet com visitas inesperadas.

Leonardo.