domingo, 18 de abril de 2010

Realismo do Ensino

Aprendi estudando a CARTA MAGNA de Comênico como é importante que o aluno experimente, vivencie, começando sua aprendizagem pelos sentidos, a partir de suas próprias observações. Etes estudos de Comênio encontram-se com os estudos sobre a pedagogia de Paulo Freire que diz que é preciso primeiro ler o mundo para depois ler a palavra. Sem dúvida, estas aprendizagens nos levam a uma prática pedagógica mais elaborada, mais criativa, procurando sempre a prática aliada com a teoria.
Não é fácil praticar isto diariamente na escola, tão preocupada com as avaliações externas, com cumprimento de conteúdos mínimos e índices de pesquisas, mas sempre que posso procuro fazer com que os alunos vivenciem de uma maneira mais prática o que estão aprendendo.
Abaixo coloco algumas situações em que procuro fazer da prática uma constante, sempre que possível, nas minhas aulas:
a) Estudando os primeiros habitantes do RS, os povos indígenas, fizemos um jogo para fixar o conteúdo. Uma caixinha com perguntas que ia passando com o tocar de uma música. Ao parar a música, o aluno que estava com a caixinha deveria tirar uma pergunta e respondê-la.











b) Trabalhando sobre a cultura indígena confeccionamos artefatos de barro para experimentar como os índios faziam seus utencílios:


















Um comentário:

Marga disse...

Incrível! No comentário anterior te sabatinei, e tu já apresentas argumentos que denotam a maturidade da tua reflexão. A cada nova postagem fica clara a tua percepção, o comprometimento e o quanto o Pead causa impacta tua praxis, te proporcionando qualidade e eficiência no teu cotidiano. Parabéns Leila, sinto-me orgulhosa de fazer parte neste momento de transformação e encantamento que tu extravasa no teu cotidiano profissional!Lidar com a complexidade que nortei a responsabilidade em influenciar tantas vidas e tantos destinos,como cabe ao Educador não é para qualquer um.
Abraços!