segunda-feira, 5 de abril de 2010

TEMAS GERADORES
Minha escola trabalha com temas geradores que organizam e norteiam o trabalho em todas as séries, permitindo uma continuidade e uniformidade no trabalho diário.
O trabalho com temas geradores é norteado por muito diálogo e debate, proporcionando momentos de confronto e posicionamento, possibilitando ao aluno aprender a questionar a realidade e a aceitar opiniões contrárias a sua, reconhecendo que todos devem ter oportunidades iguais de se expressar e aprender. Isto lhe permite fazer uma reflexão efetiva de seu papel enquanto cidadão consciente e responsável, ficando ciente que precisa lutar por seus direitos, mas que também tem deveres a cumprir. Também propicia ao professor organização e direcionamento de seu planejamento e direcionamento de todo trabalho da escola.
Como estudamos em Paulo Freire na disciplina de Didática, Currículo e Avaliação este é um trabalho onde a razão e a emoção devem andar lado a lado, permeando o trabalho com muito amor ao próximo, dedicação, humildade para reconhecer que o professor não é o dono da verdade e que às vezes os alunos constroem caminhos que não foi o que planejamos. É preciso também muita esperança, principalmente a de que conseguiremos transformar esta realidade tão desigual e injusta através do nosso trabalho, ajudando os educandos a refletirem sobre a realidade e encontrarem meios de mudá-la.
Trabalhando o tema gerador Páscoa podemos realizar diversos trabalhos, possibilitando uma prática interdisciplinar, com grande motivação dos alunos.
Abaixo segue foto do painel sobre Símbolos Pascais de Ensino Religioso e Artes. Estudamos os Símbolos Pascais, discutimos e vimos exemplos de mosaicos e depois cada criança escolheu um símbolo fazendo um mosaico do mesmo, com frases explicativas sobre seu significado:
A seguir segue foto da Celebração de Páscoa, quando meus alunos apresentaram a Oração do Século XXI, de Atílio Hartmann:
Para fechar a unidade Páscoa o grupo de teatro Geração Bugiganga, do nosso colega Marcelo, apresentou uma peça teatral e depois os alunos ganharam lanche especial:







Um comentário:

Marga disse...

Nortear a aprendizagem embasada em uma metodologia, traz vantagens que nos asseguram uma certa tranquilidade na tarefa de mediar a aprendizagem. Quando o tema gerador está ligado a diversidade cultural e a fé, como é encarado pelo grupo essa gama de valores e doutrinas? Como tu consegues saber se as aprendizagens acontecem e se os temas são absorvidos dentre tanto questionamento? De que forma isso te auxilia na criação e desenvolvimento do teu estágio?