domingo, 11 de abril de 2010



REFLEXÃO - AÇÃO

Refletindo sobre a minha prática considero de extrema importância que o aluno possa vivenciar o que está construindo. Pensando nisso, todo início de ano, quando os alunos chegam à 4ª série e se deparam com a disciplina de História, considero importantíssimo que eles entendam que esta disciplina conta com os fatos a partir da contagem dos anos. Neste sentido busco orientação nas idéias de Paulo Freire, na sua Pedagogia do Oprimido, quando ele diz que não há palavra verdadeira sem práxis, levando a uma ação e reflexão. Esta aprendizagem me foi muito significativa para embasar meu trabalho no sentido de procurar fazer com que meus alunos experimentem os conceitos estudados.
Dentro deste contexto é que no início dos estudos de História exploramos várias linhas do tempo, vendo as peculiaridades de cada uma. Depois cada aluno deve fazer a linha do Tempo da sua Vida, anexando figuras e lembranças que tornem esta linha mais significativa e concreta para cada um.
Abaixo anexo fotos das linhas do tempo de meus alunos:







Um comentário:

Marga disse...

Leila, abençoada, gosto da dialogicidade que tu aplicas em tua prática, trazendo ao teu aluno especificidade em atender a metodologia e levar a compreensão de que a Escola da vida inúmeras conexões com a a vida na Escola. que impressões ficaram dessa construção das linhas do tempo? Refletiu na convivência da turma, algo diferente em relação a tantas historias apresentadas? No que será útil essas descobertas na tua experiência de Estagiária? Embora pareça um bombardeio de perguntas, a ideia é favorecer o surgimento de evidencias que aprimorem ainda mais o que já é tão bom nas tuas postagens e sejam latentes nas próximas ações a serem refletidas.
Abraços afetuosos!