sábado, 24 de abril de 2010

TEMPO E ESPAÇO

Trabalhando com 4ª série considero importante os estudos sobre nosso pertencimento histórico, situar o aluno no tempo e no espaço em que se encontra e que aconteceram os fatos importantes para a história do nosso estado e a formação do nosso povo.
É preciso fazer com que o aluno “mergulhe” na história estudada, encontre evidências que o ajude a entender os fatos acontecidos e sua influência na história contemporânea.
Segundo Maria Aparecida Bergamashi, no seu texto “DA AÇÃO À INTENÇÃO EM ESTUDOS SOCIAIS” “Ter claro onde se quer chegar, que recorte deve ser feito para escolher temáticas e que atividades deverão ser implementadas, considerando os interesses do grupo como um todo.” Partindo destes conceitos e levando em consideração que meu programa contempla a História e Geografia do Rio Grande do Sul, penso que nada melhor do que começar pela própria história do aluno, faze-lo montar a linha do tempo da sua vida e identificar suas raízes, o pertencimento histórico de sua família e o espaço que a mesma tem ocupado ao longo dos anos. Concomitante com estes estudos reconhecemos os povos que formaram nosso estado, causas, conseqüências e circunstâncias de sua vinda para cá, sua influência na nossa história e na nossa cultura atual e como estão atualmente os descendentes destes povos. É necessário que o aluno identifique e valorize aí sua origem e se sinta parte desta história.
Dentro desta perspectiva é que levamos nossos alunos de 4ª série para visitar o Museu do Índio da UNISINOS, como forma de embasar os estudos feitos na aula sobre os povos indígenas que habitavam nosso estado quando os europeus chegaram aqui. Percebi que a partir destes estudos muitos alunos passaram a valorizar a cultura indígena e reconhecer sua origem nestes povos.
A seguir apresento fotos de nossa ida ao museu, no dia 19 de abril, primeiro foto da parte do museu que fala dos índios, depois da parte que fala das missões:






























Abaixo seguem fotos do trabalho em grupo que fizeram sobre a visita ao museu e da exposição para a escola dos trabalhos dos grupos e dos materiais de barro que construíram:











Nenhum comentário: