sábado, 1 de maio de 2010

CIDADANIA CONSCIENTE

Esta semana trabalhamos muito sobre o Dia do trabalho, a função do trabalho na nossa vida e como recurso para construirmos um mundo mais justo. Refletimos sobre o valor do salário mínimo, calculamos os gastos aproximados de uma família de quatro pessoas e constatamos que falta muito para que os trabalhadores recebam o que é justo. Fizemos leituras sobre a organização sindical e a função dos sindicatos. Falamos também da realização pessoal, das diversas vocações que tornam o mundo do trabalho tão diversificado. Numa área da cidade onde o tráfico de crack é tão intenso julgo importantíssimo debatermos o trabalho honesto.
Dentro destes estudos pude retomar minhas aprendizagens com o texto de Theodor Adorno "EDUCAÇÃO APÓS AUSCHIWITZ", que diz que devemos educar desde a primeira infância, tornando nossas crianças pessoas mais autônomas, capazes de adotarem uma postura mais crítica e questionarem o motivo das coisas, a aprenderem a usar uma liberdade responsável para evitarmos a volta da barbárie.
Nós, como educadores, temos a importante tarefa de socializar nossas crianças, tornando-as seres participativos e colaborativos, capazes de terem respeito pelas diferenças individuais, sociais e culturais. Sempre considerei esta nossa maior missão e o texto de Adorno me ajudou muito a embasar teoricamente esta minha certeza.
Abaixo coloco a foto do painel que fizemos para o mural da escola sobre o trabalho. A partir de uma figura de um trabalhador partida no meio os alunos deveriam reproduzir a parte cortada com seu desenho. Depois formaram frases sobre a importância do trabalho.






Um comentário:

Marga disse...

Lindo trabalho, Leila, boa postagem., muito bom acompanhrar tua pratica. Abraços!