domingo, 9 de maio de 2010

A PRODUÇÃO TEXTUAL E A COERÊNCIA DE IDÉIAS

A leitura de textos diversos proporciona ao aluno conhecer formas diferentes de escrita, aprimorando sua capacidade de comunicação e aumentando seus conhecimentos sobre nossa língua. É pensando nisto que sempre procuro diversificar os textos trabalhados, oferecendo a leitura de lendas, fábulas, notícias de jornal, narrações, diálogos, poesias e até anúncios de lojas. Acredito que aprimorar os conhecimentos sobre literatura ajuda os alunos a aumentar seu poder de comunicação, sua capacidade de argumentar e sua cultura.
Revisando os conhecimentos adquiridos na interdisciplina de Linguagem e Educação pude constatar a importância do conhecimento de diferentes formas de escrita para que a criança aprenda a construir textos com coerência ou até reescrever textos oferecidos, como vimos no texto COESÃO E COERÊNCIA EM TEXTOS ESCRITOS INICIAIS: ALGUMAS REFLEXÕES: “O conhecimento progressivo de textos escritos que utilizam vários tipos de mecanismos de coesão, além da reescrita e da exploração de suas potencialidades, é que possibilitará ao aluno seu aperfeiçoamento neste sentido.” (VIDAL; SILVEIRA, 2005).
Dentro deste contexto trabalhamos esta semana o livro “Se as coisas fossem mães”, de Sylvia Orthof, que eles já conheciam. Contei a história, depois eles contaram com suas palavras e fizemos um pequeno debate sobre o assunto, sobre os diferentes tipos de mães e os pais que fazem este papel. Depois pedi a eles que fizessem uma história em quadrinhos sobre a história e acrescentassem um quadrinho falando de sua mãe ou escrevendo uma mensagem para ela. Colocamos os trabalhos no mural da escola:







Um comentário:

Marga disse...

Tuas postagens sempre são bem completas, Leila,diria até que pela riqueza de detalhes é como se estivéssemos frente a uma janela que mostrasse o ambiente em que atuas. Já pensaste em usar a produção textual em uma arquitetura peadagógica ou PA?Abraços!