domingo, 16 de maio de 2010

A necessidade de reflexão da realidade

Esta semana aproveitamos o dia da abolição da escravatura para refletir sobre a formação do povo brasileiro, principalmente o riograndense que é nosso foco de estudo. Debatemos a forma como os diversos povos vieram para cá, a diferença entre vir por escolha própria e vir à força, a maneira como os povos foram aqui tratados. Conversamos muito sobre a atual situação do nosso povo, o preconceito em todas as suas formas, principalmente o racial, assim como trabalhamos sobre bullying e sobre as formas de construirmos um mundo com mais paz e solidariedade.
Analisando estes fatos segundo minhas aprendizagens na disciplina de Psicologia percebo que alguns de meus alunos ainda estão construindo as noções de justiça, solidariedade e responsabilidade, tendo certa dificuldade de se relacionar de acordo com o ponto de vista do outro, colocando-se sempre como sujeito principal. Alguns necessitam ainda da heteronomia, isto é, do sentimento imposto pela autoridade, pela obediência, e só refletem sobre seus atos quando questionados pela professora.
No entanto, muitos alunos da minha turma de 4ª série já atingiram uma certa autonomia, conseguindo agir através de normas, mas com consciência para avaliar o contexto que se encontra, participando cooperativamente das atividades, falando nas assembléias de alunos, respeitando as regras e sendo solidários, na medida do possível. Por isto ouso dizer que, segundo Piaget, eles estão aos poucos atingindo o interacionismo, através da experimentação ativa, que penetra no interior das coisas, descobrindo seu significado e estabelecendo relações de respeito, cooperação e afetividade.
Dentro destas atividades desenvolvidas fizemos um painel com o título “A PAZ TEM TODAS AS CORES DO MUNDO” com as mãos deles desenhadas e pintadas, depois criaram uma frase sobre igualdade:

2 comentários:

Marga disse...

A diversidade e a interdisciplinaridade estão latentes na abordagem que deste aos conteúdos da semana. Conseguiste registrar o que te surpreendeu, alem das perspectivas que o teu planejamento indicava. Mas continuo curiosa se esse universo tão rico não poderia ser gerenciado, aprimorado no ciberespaço , usando o Laboratório de Informática da tua Escola!

leilamlw disse...

Na minha escola não há laboratório de informática. Temos um computador por sala, com internet. O da minha sala está sem conecção com a internet, secretária da escola ficou de tentar resolver o problema. Fazemos o que é possível dentro da nossa realidade. Leila