domingo, 23 de maio de 2010

GRUPOS SOCIAIS

Segundo o que estudamos na disciplina de Estudos Sociais, os seres humanos carregam consigo a herança cultural do seu grupo de origem desde os primórdios da nossa civilização. Assim também, a consciência de pertencer a um grupo e de individualizar-se através do grupo é uma característica essencialmente humana. Um grupo social se forma quando há interesses e objetivos comuns entre seus membros, ou então quando estes membros exercem a mesma atividade. O primeiro grupo social a que todos pertencemos é a família.
Com o objetivo de valorizar e resgatar o reconhecimento da origem de cada aluno e aproveitando que estamos estudando a formação do povo do RS, fizemos atividades de reconhecimento de nossas origens. Semana passada, na sexta-feira, dei a seguinte tarefa para meus alunos:
a) pesquisar sua origem materna e paterna;
b) coletar figuras de acordo com sua origem;
c) arrecadar pertences familiares com valor afetivo ou histórico para terça-feira;
Na segunda-feira escrevemos no quadro todas as etnias das quais os alunos se originam, distribuindo os alunos em cada grupo, de acordo com sua origem. Em papel pardo fizemos o contorno do colega Willian e propus que fizessem um mosaico dentro da figura humana com as figuras coletadas. Fizemos “ilhas” ao redor da figura com os nomes de todas as etnias presentes na turma. Cada aluno escreveu seu nome em todos os grupos étnicos do qual fazem parte. Expusemos o mosaico no mural com o título “FAZEMOS PARTE DE UMA HISTÓRIA.”, já preparando a exposição de terça-feira. Na terça-feira cada aluno apresentou seus pertences familiares tentando contar alguma coisa sobre eles. Eu também apresentei pertences familiares. Retomamos a divisão dos grupos de ontem de acordo com a origem étnica de cada um, sendo que cada aluno só poderia pertencer a um grupo, mesmo que tenha várias origens. Cada grupo recebeu livros já descartados pela escola para pesquisar e cortar figuras. Deveriam elaborar um cartaz com o nome da etnia, características, de onde vieram, contribuições para nossa cultura. Depois colocaram a seguinte legenda: São de origem............................... os alunos................................. Cada componente do grupo colocou seu nome. Quando todos os cartazes estavam prontos fizemos um rodízio na sala para que cada aluno colocasse seu nome nas outras etnias as quais pertence. A seguir cada grupo apresentou seu cartaz para a turma. Fizemos uma exposição no pátio com os cartazes, o mosaico e os pertences familiares durante o recreio com o título “TURMA 41 ESTUDA SUA ORIGEM ÉTNICA E HISTÓRICA” . Na hora da merenda alguns alunos passaram nas turmas convidando os outros alunos para verem a exposição, que foi um sucesso, acredito que principalmente por desenvolver um assunto que interessa e diz respeito a todos, que é suas origens, seu pertencimento histórico.
Na nossa escola temos pensado muito na proposta de educação com ênfase em competências e habilidades como forma de enriquecer nossa prática pedagógica. É uma educação dinâmica, capaz de transformar a sala de aula em espaço privilegiado de aprendizagens enriquecedoras, permitindo que o aluno participe ativamente da construção de seu conhecimento. (MEIREU, 1996). Acredito que esta atividade é um exemplo desta dinâmica. Abaixo coloquei fotos deste trabalho que levou dois dias, mas que valeu apena pelo resgate histórico e construção da auto-estima de cada um:









Um comentário:

Marga disse...

Parabéns, A tomada de consciência para planejar atividades criativas, manter um embasamento coerente, faz do Estagio, um tempo que flui e passa! A experiência vale e o mais interessante é que tu transpareces uma grande satisfação digna de bons educadores. Agora falta pouquinho para terminar essa etapa. O mais importante é que teus alunos possam vivenciar aprendizagens com um olhar mais reflexivo e instigante e ter continuidade na caminhada e possibilitar essa interação como algo tranquilo e eficaz. A tua disciplina em realizar os trabalhos em dia e a persistência, já apresentam bons resultados, não é?