segunda-feira, 30 de novembro de 2009







AVALIAÇÃO INCLUSIVA



Estudando os textos sobre avaliação aprendi que para conseguirmos, aos poucos, uma avaliação inclusiva é preciso que tenhamos a coragem de fazer avaliações mais democráticas e participativas, que contemplem a diversidade da turma, que levem a uma reflexão-ação em busca do conhecimento crescente. O professor deve ser um facilitador da aprendizagem, levando em consideração o raciocínio do aluno na construção de novos conhecimentos.


"Avaliar não é verificar a reprodução, mas fornecer as condições para que o aluno crie algo novo. A avaliação deve ser o momento de questionar, de problematizar, de "hipotetizar" o que já foi visto." (FERREIRA, 1992,p.5)


É verdade que ainda estamos muito atrelados a avaliações tradicionais, mesmo porque a comunidade e os sistemas de ensino assim o exigem, principalmente porque cada vez há mais avaliações externas, das quais dependem as verbas recebidas. Também é verdade que para os pareceres finais, todos nós fazemos provas para fechar as notas. Mesmo assim, na medida do possível, procuro fazer algumas avaliações através de trabalhos, em grupos ou individuais, onde os alunos precisam construir coisas novas a partir dos conhecimentos adquiridos. Além disso, fazemos mensalmente uma Assembléia de Alunos, como forma de auto-avaliação e avaliação coletiva, procurando encontrar caminhos que melhorem os trabalhos e os relacionamentos da turma.
Nestes momentos é bem interessante utilizar arquiteturas pedagógicas, mesmo que não informatizadas, mas capazes de acolher didáticas flexíveis, flexibilizando o trabalho curricular, possibilitando a interdisciplinaridade, tornando a aprendizagem um trabalho artesanal, construindo saberes e fazeres novos a partir do que já foi visto.
Abaixo coloco alguns exemplos de avaliações feitas a partir de trabalhos

a) Como avaliação de Geografia os alunos fizeram,em grupos, maquetes sobre as formas de relevo e depois fizemos uma exposição no pátio da escola:

















b) Uma das avaliações de Português foi transformar, individualmente, uma poesia em história em quadrinhos:

















c) Avaliação de Ensino Religioso: representar, em duplas, as virtudes de um bom cidadão gaúcho:


Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Leila querida,

Depois de ler sua versão 1 da síntese resolvi visitar seu portfólio e quero deixar registrado que adorei o que li. Parabéns.
Escolhi especialmente essa postagem pq aqui vc diz tudo ó que precisa para avaliar o blog de alguma coelga sua, não apenas comentando, mas problematizando, provocando a construção de algo novo, diferente, mesmo que seja um ponto de vista, ou novo olhar.
Que desafio né... realmente não é nada fácil falar do trabalho de pessoas que estão no mesmo contexto que nós, mas nem por isso deixa de ser interessante para nossa própria autoavaliação ;)
Bjokas no coração e até a apresentação!