quinta-feira, 5 de novembro de 2009

TEMAS GERADORES

Partindo das leituras realizadas, do filme visto e da minha própria prática pedagógica posso afirmar, sem dúvida, que trabalhar com temas geradores possibilita direcionar o trabalho com os alunos de forma mais significativa e organizada, possibilitando a participação efetiva dos mesmos como construtores de seu próprio saber. A partir desta construção, os alunos adquirem a capacidade de analisar e questionar a realidade, com senso crítico e responsabilidade, indicando caminhos e posicionamentos para a modificação da mesma.
Neste enfoque de trabalho é necessário que o professor abandone o comodismo que faz com que muitos profissionais se limitem a passar muito conteúdo no quadro ou pedir cópias dos livros didáticos. É necessário planejamento e organização para que o trabalho não se transforme em tumulto sem nexo e significado. É também necessário que o professor aceite a opinião e as sugestões do corpo docente da escola, socializando o saber e a prática pedagógica. É preciso também muita esperança, principalmente a de que conseguiremos transformar esta realidade tão desigual e injusta através do nosso trabalho, ajudando os educandos a refletirem sobre a realidade e encontrarem meios de mudá-la.
Na minha escola decidimos, há muitos anos atrás, trabalharmos com planos de unidades, todos com um tema gerador, normalmente com duração entre sete e quinze dias. Esta prática tem proporcionado fazermos um trabalho bastante interdisciplinar, permeando todo nosso trabalho com o tema gerador. Permite também que toda escola trabalhe em uníssono, com o mesmo tema sendo enfocado de acordo com os níveis de aprendizagem. Assim também, permite muita troca de informações e sugestões entre todo o corpo docente e equipe diretiva, direcionando todo trabalho pedagógico em função do tema gerador em questão. Mesmo assim, ficamos muito angustiadas com o cumprimento do Plano de curso, ainda mais que o crescente número de avaliações externas é que vão ditar os recursos que as escolas irão receber e é aconselhado pelo sistema de educação a que pertençe que a escola procure se adaptar aos conteúdos enfatizados nestas avaliações. Isto se dá não só por causa dos recursos, mas também pelos medidores dos níveis de aproveitamento da educação. Mais uma vez, o corpo docente tem que ter muito jogo de cintura para fazer o que julga melhor e tentar se adequar às novas exigências.
Como disse Paulo Freire " O IMPORTANTE É APRENDER A PENSAR, PENSAR A REALIDADE, E NÃO OS PENSAMENTOS."
Trabalhando com temas geradores oportunizamos que nossos alunos reflitam sobre o mundo, que aprendam a questionar, refletir e encontrar maneiras de melhorar a realidade.
Como evidência desta forma de trabalho que adotamos, mostrarei alguns momentos da escola:
















Com o tema gerador "SEMANA FARROUPILHA/GAÚCHO" estudamos o Hino Riograndense em História e reconhecemos a palavra virtude. Estudamos em Ensino Religioso seu significado e fizemos um trabalho em duplas onde cada dupla deveria representar uma virtude de um bom cidadão gaúcho. Depois fizemos um painel na sala de aula. A diretora pediu que apresentássemos numa Hora Cívica e que fizéssemos um painel no corredor e enfatizou que todas as turmas deveriam ler as virtudes de um bom cidadão e praticá-las na escola e na comunidade.

















Quando o tema gerador foi "IMPORTÂNCIA DA ÀRVORE E PRIMAVERA" estudamos a questão nas disciplinas e fizemos este painel em Artes, desenhando e pintando com a técnica de giz com água e cola e escrevemos sobre a importância da árvore para o ecossistema e sua utilidade para os humanos. Cada criança ficou livre para escrever frases, fazer acróstico ou poesia.

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