sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Outras Formas de Avaliar - Arquiteturas pedagógicas



Estudando os textos de Linguagem sobre alfabetização e letramento refleti bastante sobre os diversos apelos de leitura que encontramos no nosso dia-a-dia, fora do contexto escolar, onde fazemos uma leitura constante da realidade. Assim também, refletindo sobre as diversas formas de avaliação, como este processo deve refletir a relação ensino-aprendizagem que contemplamos na nossa prática pedagógica, tornando-o uma busca pelo conhecimento, criando condições para que o aluno crie algo novo. Assim também, é preciso encontrar outras formas de avaliar, que não sempre os testes e provas que medem o conhecimento.
Dentro destas perspectivas quero relatar uma atividade que fiz com meus alunos e que no meu ponto de vista contempla os conceitos estudados:
Primeiro recortamos um anúncio de venda de um jogo de panelas de um encarte de supermercado. Colamos no caderno de Português e fizemos interpretação de texto do anúncio, vendo do que falava, características do produto, condições de pagamento, etc. Depois pedi que criassem um produto e seu anúncio,mantendo as características deste tipo de texto. Calculamos em matemática se o preço a vista era o mesmo do preço a prazo.
Depois desta atividade revisada no caderno, dei uma semana para que construíssem o produto criado, utilizando sucata, massa de modelar, argila ou material que escolhessem. Deveriam criar também um anúncio interessante para seu produto. Esta seria uma avaliação de Português, substituindo a nota de um teste. Meu objetivo era que usassem a criatividade e a imaginação na escolha do material e confecção do produto, mas que também fizessem uma produção textual dentro dos moldes de um anúncio.
No dia marcado para a apresentação, hoje, estavam empolgadíssimos em apresentar seu produto. Um por um apresentou sua criação e seu anúncio e eu fazia observações e questionamentos sobre as duas partes do trabalho, orientando sobre o que faltava ou tinha em excesso no anúncio. Apareceram carros voadores feitos de caixas de remédios revestidas, aparelhos eletrônicos cheios de funcionalidades feitos de caixinhas, argila, garrafas pet, cremes anti-celulite feitos com mistura de diversas coisas, pó de pirlimpimpim feitos com mistura de farinha, sabão em pó e outros. Um aluno fez até cartão de apresentação, como os vendedores de verdade têm. Depois que todos apresentaram fizemos um exposição para toda a escola. depois da exposição fizemos uma avaliação.
Acredito que esta atividade também pode ser uma arquitetura pedagógica pois foi uma atividade que contemplou diferentes perspectivas sobre o tema, possibilitando uma interdisciplinaridade, um trabalho artesanal e criativo, adaptando-se a diversos enfoques temáticos.
Abaixo colocarei algumas construções dos alunos:

a) Exposição feita no pátio da escola para todas as turmas com todas as construções dos alunos e seus anúncios. Os próprios alunos dividiram a exposição em produtos eletrônicos, elixires diversos e cremes e utilidades domésticas:



b) O aluno criou um celular com Play 4, jogos e outras vantagens. O anúncio ficou perfeito:

a) A Aluna criou um tônico que prolonga a vida por mais quatro anos, fez o anúncio bem direitinho:

Após a exposição os alunos fizeram a avaliação desta atividade, que segue abaixo, com suas reflexões:

* Foi legal porque experimentamos ser vendedores, experiência que pode ser usada como profissão.
* Foi interessante usar a imaginação e criar um produto que não existe.
*O trabalho ajudou a controlar a timidez na hora de apresentar.
* Usar sucatas mostrou que podemos reaproveitar muitos materiais.
* O anúncio foi importante porque era a descrição do nosso produto.
* Aprendemos a divulgar nosso produto e vimos como é difícil criar um anúncio claro e bem feito. * Foi difícil apresentar sozinho porque estamos acostumados a apresentar em grupos.
*A folha do anúncio poderia ser maior. (dei como padrão uma folha de desenho)


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