domingo, 15 de novembro de 2009

PLANEJAMENTO DE AULA

Após ler os textos e ver os vídeos das disciplinas de Didática, Planejamento e Avaliação e de Linguagem e Educação confirmei minhas certezas de que é necessário que o professor faça sempre seu planejamento de aula, como forma de organizar e orientar seu trabalho, dando mais objetividade, organização e sentido ao mesmo.
Como disse Paulo Freire “A ESCOLA NÃO ESTÁ A PARTE DA SOCIEDADE, ESTÁ DENTRO DELA”. Sendo assim, é necessário que nosso planejamento ajude os alunos a fazerem uma releitura da realidade, aproximando-se criticamente dela para dar significado à construção do seu conhecimento e tornando-o um cidadão crítico e participativo.
Pensando em tudo isto, e como o tema gerador que estava estudando era eleições, pois estava se aproximando a eleição de diretores das escolas estaduais e os alunos de 4ª série são os únicos que votam na minha escola e estávamos estudando monarquia e república, democracia e ditadura, resolvi fazer um planejamento sobre eleições e democracia.
O roteiro de atividades foi o seguinte, todas realizadas em grupos de quatro alunos:
1) Leitura do texto “ELEIÇÃO NA FLORESTA”, uma adaptação do Livro dos Juízes 9,8-15.
2) Dramatização da história.
3) Debate sobre formas de governo, democracia, voto direto, moral da história lida e dramatizada.
4) Produção Textual – primeiro os alunos fizeram histórias em quadrinhos a partir do texto lido e fizemos um painel com o título “EXERCER DEMOCRACIA TAMBÉM É SABER ESCOLHER SEUS GOVERNANTES”.
No segundo momento os alunos fizeram cartazes relatando a conclusão da pesquisa feita na família dada de tema: quais familiares já haviam sido eleitos pelo voto, seja para presidente de sindicato, de time de futebol, de conselho escolar ou para síndico, monitor, etc., e como tinha sido sua eleição. Fizemos um painel com o título “NOSSOS FAMILIARES PARTICIPAM DA VIDA DEMOCRÁTICA DA NOSSA CIDADE”. Os dois painéis foram para o mural do corredor com o título “4ª SÉRIE REFLETE SOBRE A DEMOCRACIA”.
5) Jogo – tocando uma música, passava uma caixinha com perguntas sobre o conteúdo estudado. Ao parar a música, quem estava com a caixinha na mão deveria retirar uma pergunta, lê-la e respondê-la.
6) Sistematização – palavras cruzadas sobre os principais conceitos estudados, que ficou de tema.
Aplicar este planejamento foi muito enriquecedor, pois auxiliou os alunos a darem maior significado para o ato de votar na escola, preparando-os para o exercício consciente da cidadania.
A seguir incluo neste relato algumas fotos da aplicação do planejamento:
a) Dramatização:













b) Mural com as produções textuais:














d) Jogo:

2 comentários:

Marga disse...

Excelente postagem, Leila! Parabéns! Fica difícil aplicar questionamentos quando um texto está tão bem elaborado, menina!Tu achas possível que teu planejamento possibilite a turma de alunos um suporte de também planejar a partir das suas próprias dúvidas e certezas, com autonomia nas ações?

leilamlw disse...

Olha, Margarete, penso que eles são muito imaturos.
Tenho dois estgiários de Educação Física que propuseram algo parecido com um projeto. Os meninos só querem pesquisar sobre futebol. As meninas que salvaram a pátria, diversificando a pesquisa, que era sobre qualquer assunto que eles achavam interessante. Fica difícil encaixar nas atividades quando vão quere sempre a mesma coisa. mas já pensaei sim como trabalhar com projetos adaptados, direcionando o trabalho. leila