sábado, 18 de abril de 2009

AVALIA^ÇÃO DO GRUPO PERSONALIDADE
Leila Maria Linck Wasum

A pergunta inicial deste grupo é “COMO A FAMÍLIA E A ESCOLA INFLUENCIAM NA PERSONALIDADE DA CRIANÇA?” O grupo manteve a coerência do questionamento inicial com as certezas e dúvidas, porque tem a certeza de que nossa personalidade recebe influências do meio, mas questiona o porquê de pessoas criadas no mesmo ambiente, com as mesmas influências, terem personalidades tão diferentes. Procuram manter esta linha de raciocínio durante todo o trabalho. Durante o andamento do trabalho o grupo retoma constantemente estas certezas e dúvidas, pois através das pesquisas verificam que cada pessoa tem sua própria personalidade, que é única, influenciada pelo fator genético e pelo meio em que vive.
Os procedimentos de coletas de informações usados pelo grupo não ficam muito claros, alguns endereços da internet são usados, outros materiais não tem as referências bibliográficas. Já o mapa conceitual do grupo está bem claro, enfatizando a sociabilidade como fator importante na formação da personalidade.
O texto apresentado no final do projeto é uma síntese que mostra a interpretação da pergunta do grupo e das conclusões realizadas ao longo do projeto, porque procura expor a idéia principal, desenvolvendo as dúvidas e certezas e mostrando como a família e a escola influenciam nossa personalidade. Assim também, neste texto o grupo retoma os conceitos de modo crítico quando fala que como sujeitos sociais necessitamos de relacionamentos, de fazermos parte de um grupo, de referências para percebermos o mundo que nos cerca e assim construirmos nossa personalidade.
O conceito mais importante neste projeto é perceber que nossa personalidade é formada por fatores genéticos, que já nascem com o indivíduo, mas que também recebemos influência do meio. Sendo assim, precisamos ficar atentos a que tipo de influências passamos a nossas crianças, de que maneira marcaremos sua personalidade, tanto na família como na escola. É uma responsabilidade astronômica, principalmente se quisermos marcá-las através do nosso exemplo de vida, da maneira como encaramos os desafios e os problemas, assim como transmitimos a nossa afetividade.

Nenhum comentário: