domingo, 12 de abril de 2009

Minhas Reflexões – Identificando Epistemologias:

Refletindo sobre minhas respostas na atividade 7 e sobre o texto lido volto a dizer que o conhecimento é a noção que temos sobre algo. Este conhecimento é adquirido através de experiências vivenciadas no nosso cotidiano e que nos permitem construir habilidades e conceitos. Um grande exemplo é a habilidade de falar, adquirida através da observação e prática. Há também o conhecimento mais formal, transmitido e construído nos sistemas de ensino de que participamos, onde a sistematização destes saberes obedece a uma sequência pré-determinada.
Nossa aprendizagem ocorre nas nossas vivências diárias, através de experiências que nos tenham algum significado e que nos acrescentem algum valor físico, afetivo ou social, normalmente aprimorando alguma habilidade já adquirida. Sendo assim, aprender é um ato constante e indispensável para o desenvolvimento do ser humano e para sua sobrevivência como espécie. Há também o conhecimento formal, adquirido nos sistemas de ensino, principalmente a escola. Este conhecimento é mais sistematizado, organizado de acordo com os níveis de desenvolvimento do aluno.
Refletindo sobre minhas respostas anteriores e sobre o texto sugerido e sobre toda a situação atual do sistema estadual de ensino, a que pertenço, é impossível não ter muitas dúvidas e angústias. Como coloquei anteriormente, considero que o ensino na escola deve ser sistematizado e organizado de acordo com os diferentes níveis de desenvolvimento, contemplando conteúdos que devem aliar-se aos conhecimentos e vivências que os alunos já trazem, a fim de construírem um conhecimento significativo, capaz de desenvolver o senso crítico e o raciocínio.
Dentro desta perspectiva procuro partir dos conhecimentos que os alunos já têm e de materiais de que disponho, como figuras, filmes, cartazes,etc, sempre iniciando com um diálogo sobre o que eles já sabem, o que nos dias de inclusão digital, às vezes é muito. Assim também, preocupo-me com a construção de uma cidadania consciente, fazendo-os refletir sobre a realidade, sendo co-autores da socialização da turma. Desta maneira, eles criam as regras de convivência da turma, escolhem a responsabilidade que vão assumir no mês (cuidar da caixa de livros, cuidar da fila, limpar o quadro,etc) e uma vez por mês fazemos uma Assembléia de Alunos, onde cada um fala como atuou na sua responsabilidade e o que precisa melhorar, então é feito o rodízio de responsabilidades por mais um mês. Assim também, a maioria das decisões que envolvem a turma são tomadas através de votações.
Apesar de todos estes esforços não tenho a ilusão de dizer que todo conhecimento é construído pelos alunos, ou que minha sala de aula é uma democracia ampla e irrestrita. Procuro sempre trocar experiências e conhecimentos com meus alunos, mas ainda não descobri uma fórmula que permita construir sempre e vencer todo o Plano de Curso. A cada dia que passa nós, os professores da rede estadual, sentimos que a gestão democrática e a construção do conhecimento estão sob a ameaça das avaliações externas, que priorizam conteúdos mínimos e que ditam as verbas destinadas a cada escola. Atualmente há uma certa neurose com índices e avaliações, que têm seu lado positivo por tentarem tornar a educação brasileira mais uniforme. Em contrapartida, engessam alternativas mais construtivas, cobrando resultados das direções e dos professores, que precisam adequar o trabalho com os alunos de acordo com os modelos estabelecidos em localidades completamente diferentes da nossa.
Hoje em dia, mais do que aprender o que o aluno já construiu, é necessário que o professor também aprenda como fazê-lo ter desempenho satisfatório nas avaliações externas, sob pena de ser acusado de incompetente e de perder verbas importantes. Queremos um cidadão participativo, consciente de seus direitos e deveres, capaz de tomar decisões e fazer escolhas, mas ao mesmo tempo não podemos abrir mão de verbas necessárias num sistema já sucateado e dos mecanismos para conquistá-las.

Um comentário:

Unknown disse...

Leila: os teus comentários mostram o quanto estás preocupada em realizar um bom trabalho pedagógico. Um abraço. Profª Tania Marques